Ministério da Saúde inicia distribuição de vacinas contra dengue
O Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira (8) a distribuição das vacinas contra a dengue. A pasta informou ainda que o lote inicial será destinado à imunização de crianças de 10 a 11 anos.
Cronograma de distribuição e vacinação
A previsão é que os 521 municípios selecionados para realizar a imunização recebam as doses para vacinar essa faixa etária até a primeira quinzena de março. O ministério afirmou que a vacinação irá avançar para outras idades assim que forem sendo entregues novas doses pelo fabricante da Qdenga, até alcançar todo o público-alvo de 10 a 14 anos.
Estratégia baseada em dados
De acordo com o ministério, a escolha pelo início da imunização nas crianças de 10 a 11 anos é baseada no maior índice de hospitalização por dengue dentro da faixa etária de 10 a 14 anos. O objetivo dessa estratégia é permitir que mais municípios recebam as doses neste primeiro momento, diante do quantitativo limitado de vacinas disponibilizadas pelo laboratório fabricante.
Distribuição e cobertura vacinal
O primeiro lote tem 712 mil doses que irão atender 315 municípios em 10 estados brasileiros. O Distrito Federal e Goiás já receberam as doses, enquanto os demais estados receberão nos próximos dias.
Garantia de vacinação do público-alvo
Com o recebimento das 6,5 milhões de doses disponíveis pelo laboratório em 2024, o Ministério da Saúde garantirá a vacinação de todo o público-alvo, de 10 a 14 anos, nos municípios selecionados, ao longo dos próximos meses, de forma progressiva.
A vacinação contra a dengue é uma medida importante para prevenir a proliferação da doença no país. Com a distribuição e imunização planejadas pelo Ministério da Saúde, espera-se reduzir os casos de dengue e garantir a proteção da população mais vulnerável a essa doença.
*Com informações da Agência Brasil