O que são os cuidados paliativos?
Os cuidados paliativos não representam desistência de tratamento ou certeza da morte, como muitas pessoas ainda pensam. Na verdade, a Organização Mundial da Saúde recomenda a integração desses cuidados desde o diagnóstico, visando melhorar a qualidade de vida e a sobrevida dos pacientes com câncer, aliviando o sofrimento e controlando os sintomas em diversas fases da doença.
Importância dos cuidados paliativos
No evento promovido pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, foi destacada a importância dos cuidados paliativos no acolhimento ao paciente e suas famílias. Além disso, tais cuidados contribuem para a redução de gastos no Sistema Único de Saúde (SUS) e auxiliam na preparação do país para o acelerado processo de envelhecimento da população.
Necessidade de uma política pública
No debate promovido pelo Inca, a diretora do Hospital do Câncer IV, Unidade de Cuidados Paliativos, ressaltou a necessidade de uma frente paliativista, que reúna profissionais de saúde e movimentos sociais em todo o país. Esse grupo teria o objetivo de conscientizar sobre a importância de abordar o sofrimento físico, psicológico, social ou espiritual, demonstrando a maturidade da instituição e a necessidade de melhorias na política pública de cuidados paliativos.
Adaptação dos espaços hospitalares
Ideal para o tratamento de pacientes com câncer, a adaptação dos espaços hospitalares também é fundamental. Recentemente, o Hospital do Câncer IV em Vila Isabel passou por diversas melhorias, incluindo a reforma e revitalização da Sala do Silêncio, oferecendo um refúgio de paz e tranquilidade para pacientes e acompanhantes.
Dia Nacional de Combate ao Câncer
O Dia Nacional de Combate ao Câncer, lembrado em 27 de novembro, tem o objetivo de mobilizar a população quanto aos aspectos educativos e sociais para o controle da doença. Tanto o Inca quanto o Ministério da Saúde estão empenhados em desenvolver estratégias para ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer e a sua prevenção.
*Com informações da Agência Brasil