Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta mudanças na situação epidemiológica do país
O Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta sexta-feira (16), trouxe informações sobre mudanças no cenário epidemiológico do Brasil. A análise da Semana Epidemiológica (SE) 6, de 4 a 10 de fevereiro, se baseia nos dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), inseridos até 14 de fevereiro.
Diminuição de casos no Norte e sinal de crescimento no Centro-Sul
A Região Norte, que vinha preocupando devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à covid-19, apresentou uma diminuição no número de casos. Por outro lado, alguns estados do Centro-Sul do país demonstraram um sinal de crescimento.
O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, explicou que o período da análise coincidiu com a semana pré-carnaval, e eventuais internações relacionadas a infecções nesse período só serão observadas nas próximas semanas.
Recomendações pós-carnaval
Gomes fez uma recomendação aos foliões, enfatizando a importância de ficar atento a possíveis sintomas de resfriado ou gripe após o carnaval. Ele recomendou buscar atendimento, fazer o teste e, se positivo, seguir as orientações de isolamento, mesmo que o teste para covid-19 dê negativo.
Impacto em crianças e idosos
O boletim também destacou que, nas últimas oito semanas, a incidência e mortalidade da SRAG mantiveram o padrão de maior impacto entre crianças pequenas e idosos. A incidência de SRAG por covid-19 continua afetando mais crianças de até 2 anos e a população com mais de 65 anos, com a mortalidade sendo mais elevada nessa faixa etária, com predomínio de covid-19.
A análise reforça a importância das medidas de prevenção e cuidados, especialmente em um momento de possíveis mudanças no cenário epidemiológico do país.
*Com informações da Agência Brasil