Secretaria de Saúde investiga 42 casos suspeitos de febre maculosa no DF
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal está investigando 42 casos suspeitos de febre maculosa. Desde o início do ano, foram notificados 104 casos da doença, sendo que 62 foram descartados após análise.
A Secretaria ressalta que para confirmar ou descartar um caso, é necessário realizar duas coletas de exames, com intervalo de duas semanas entre elas, o que pode causar demora na avaliação.
“É importante destacar que o Distrito Federal não é uma área endêmica e não registra casos confirmados da doença há mais de 20 anos”, destaca a Secretaria de Saúde em comunicado.
O que é a febre maculosa?
A febre maculosa é uma doença infecciosa febril aguda de gravidade variável que é transmitida pela picada de carrapatos infectados com a bactéria Rickettsia rickettsii. A transmissão ocorre quando o carrapato permanece aderido ao hospedeiro por pelo menos 4 a 6 horas.
Os sintomas da febre maculosa podem variar desde formas leves até graves da doença e incluem febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e na sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas, paralisia dos membros (iniciando nas pernas e avançando até os pulmões, causando parada respiratória).
Prevenção da febre maculosa
Algumas medidas podem ser tomadas para prevenir a doença, como utilizar roupas claras para facilitar a identificação dos carrapatos, usar calças, botas e blusas de manga comprida ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas, evitar locais com grama ou vegetação alta, utilizar repelentes contra insetos e verificar se há carrapatos em seu corpo e no corpo de animais de estimação.
Caso encontre um carrapato aderido ao corpo, recomenda-se removê-lo com uma pinça, com cuidado e firmeza. É importante não apertar ou esmagar o carrapato. Após a remoção, a área da mordida deve ser lavada com álcool ou sabão e água. As roupas usadas devem ser fervidas para eliminar os insetos.
Tratamento e cuidados
O tratamento oportuno da febre maculosa é fundamental para evitar complicações. Ao surgirem os primeiros sintomas, é importante buscar atendimento médico em uma unidade de saúde. O tratamento é feito com antibióticos específicos e, em alguns casos, pode ser necessária a internação hospitalar.
O tratamento deve ser realizado por 7 dias e continuado por mais 3 dias após o fim da febre. A falta ou demora no tratamento podem agravar a doença e levar ao óbito.
Portanto, é fundamental estar atento aos sintomas, adotar medidas preventivas e buscar assistência médica adequada em caso de suspeita de febre maculosa.
*Com informações da Agência Brasil