Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos e condições de uso.
Aceitar
NT GospelNT GospelNT Gospel
  • Gospel
    • Devocional Diário
    • Mensagem de Reflexão
    • Testemunhos
  • Notícias
    Notícias
    Acompanhamos as principais notícias que envolvem a política, economia, saúde, polêmicas e muitos outros assuntos dentro do ambiente cristão.
    Veja mais
    Top Notícias
    Foto: Reprodução/Facebook Israel Antiques Authority
    Moeda antiga da época bíblica foi encontrada em Israel; Veja
    6 de março de 2024
    Fundada em 1924 por Gunnar Vingren, a Assembleia de Deus no Rio de Janeiro comemora 100 anos com uma grande festa no Rio e Niterói. Foto: Divulgação.
    Assembleia de Deus no Rio de Janeiro comemora centenário com vários eventos
    21 de junho de 2024
    Proibição de pastoras na convenção batista do Sul
    8 Denominações Cristãs que Mantêm Restrições a Mulheres Pastoras
    15 de agosto de 2023
    Últimas Notícias
    Escola judaica é alvo de pichações de suásticas em Nova York
    7 de novembro de 2025
    Durante culto de oração, 2.200 jovens são atraídos em Londres
    7 de novembro de 2025
    Após incêndio em apartamento, bombeiros se surpreendem ao achar bíblia intacta
    7 de novembro de 2025
    Após sequestro de pastor, governo da Malásia terá que pagar custos
    7 de novembro de 2025
  • Música
    MúsicaVeja mais
    Midian Lima lança nova faixa de seu projeto gravado ao vivo: a regravação de "Olharei Para o Alto", com Gabriela Gomes e Marquinhos Gomes. Foto: Divulgação.
    Midian Lima regrava ”Olharei Para o Alto” com Marquinhos Gomes e Gabriela Gomes
    6 de novembro de 2025
    A cantora Thalita Roberta apresentou seu mais novo single, "Eu Sou", uma canção que celebra temas de identidade, fé e entrega total a Deus. Foto: Divulgação.
    Thalita Roberta lança o single ”Eu Sou” pela MK Music
    5 de novembro de 2025
    A cantora Eyshila lançou a regravação da canção "Senhor, Eu Te Amo", uma composição própria que se tornou um marco para várias gerações. Foto: Divulgação.
    Eyshila lança regravação da canção ”Senhor, Eu Te Amo”
    5 de novembro de 2025
    Esther Durán, promessa do gospel nacional, lança "Grande Dia", seu 5º single em parceria com a Musile Records. Foto: Divulgação.
    Esther Durán surpreende com lançamento autoral da canção “Grande Dia”
    5 de novembro de 2025
    A dupla Gislaine e Mylena lançou o single "Vem Testemunho Aí", que conta com a participação especial dos cantores André e Felipe. Foto: Divulgação.
    Gislaine e Mylena lança o single ”Vem Testemunho Ai” com André e Felipe
    31 de outubro de 2025
  • PodcastsNovo
  • Loja
Leitura: DOENÇA DE CHAGAS: Pará foi estado com maior número de casos da doença em 2023
Compartilhar
Entrar
0

Nenhum produto no carrinho.

Notificação Veja mais
Redimensionador de fonteAa
NT GospelNT Gospel
Redimensionador de fonteAa
  • Podcast
  • Notícias
  • Música Gospel
  • Devocional Diário
  • Mensagem de Reflexão
  • Pontos Turísticos
  • Audiobooks
Pesquisa
  • Pagina Principal
  • Categorias
    • Podcast
    • Notícias
    • Música Gospel
    • Pontos Turísticos
    • Devocional Diário
    • Mensagem de Reflexão
  • Loja
  • Salvos
Você já tem uma conta? Entrar
Nos Siga nas Redes Sociais
  • Anuncie
  • Termos e condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies (BR)
© 2023 D E DA SILVA CLIC RADIO ME.
NT Gospel > Notícias > Saúde > DOENÇA DE CHAGAS: Pará foi estado com maior número de casos da doença em 2023
Saúde

DOENÇA DE CHAGAS: Pará foi estado com maior número de casos da doença em 2023

Redação Agência do Rádio
Última atualização: 28 de maio de 2024 10:27
Redação Agência do Rádio
Compartilhar
9 min de leitura
Compartilhar

- Receba no seu ZAP -
  • Confira na palma da mão informações quentes sobre música, testemunhos, devocionais, reflexões e muito mais: Entre no grupo da NT Gospel no WhatsApp!
  • Os primeiros sintomas são comuns a várias doenças: febre, cansaço, dor de cabeça. Mas a doença de Chagas, ainda endêmica na região Norte, pode impactar esôfago, intestino e coração, e levar à morte. O Pará é o estado com maior incidência da doença no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, em 2023, foram 408 infecções pela doença.

    Índice:
    • Doença de Chagas: transmissão no Pará
    • Doença de Chagas: referência e tratamento no Pará

    Multissistêmica, a doença de Chagas é caracterizada por uma fase aguda — que pode durar semanas ou meses —, apresentando sintomas leves ou até assintomática. Também existe a fase crônica, como explica o coordenador-geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial do Ministério da Saúde, Francisco Edilson Ferreira de Lima Júnior.

    “Uma vez persistindo, a infecção vai desenvolver uma forma aguda, que pode ser subclínica ou manifestar sinais — como febre. Depois disso, [a infecção] entra numa forma que chamamos de ‘indeterminada’, que não consegue ser identificada — não tem sintomas clássicos. E, após algum tempo, que pode durar anos, pode desenvolver a forma crônica. E essa é uma forma que pode ser tanto cardíaca — que afeta o coração — como digestiva, podendo afetar o esôfago e o intestino. Se a pessoa tratar, tanto na fase aguda como na forma indeterminada, ela pode, sim, eliminar o Trypanossoma cruzi e não desenvolver essa forma crônica”.

    Doença de Chagas: transmissão no Pará

    Uma das principais formas de transmissão no Pará é a oral, no consumo de alimentos contaminados por barbeiro com o Trypanosoma cruzi — devido à falta de higiene e de cuidados no momento do processamento. Um problema comum, como explica Francisco Edilson Ferreira de Lima Júnior.

    “Hoje, temos, em média, notificados cerca de 300 a 400 casos novos agudos no país [por ano]. E imaginamos que pode haver uma subestimativa desse valor por haver alguns pacientes que não diagnosticam e, principalmente, pela forma de transmissão oral — que é ingerindo alimentos que contenham o Trypanosoma cruzi vindo do barbeiro. Ou seja, ou o barbeiro foi triturado junto com o alimento ou que tinha fezes do barbeiro naquele alimento que não foi bem higienizado. Então a contaminação acontece pela forma oral, especialmente na região Norte”.

    Foi depois de um almoço em família que a terapeuta ocupacional Lorena Fortuna, de 28 anos, moradora de Belém, se infectou com Chagas. Ela mesma não teve sintoma. Mas o pai, que também comeu açaí natural naquele dia, desenvolveu a forma aguda — com febre alta persistente. Assim que saiu o resultado dele, todos da família passaram por exames e testaram positivo para a doença. Depois de 12 anos da infecção, Lorena conta que os cuidados continuam.

    “O tratamento inicial durou dois meses, com um comprimidos diários”, conta Lorena. Lá se vão 12 anos desde a infecção. “Faço acompanhamento até hoje. Eu levei uns anos para ter alta do Instituto Evandro Chagas e continuam os acompanhamentos cardiológicos. Então, uma vez no ano, repito a sorologia do Chagas e faço todos os check ups cardiológicos para ver se não tenho sequela no coração”.

    No caso da transmissão oral, a principal forma de prevenção é a boa higienização dos alimentos, como orienta Francisco Edilson Ferreira de Lima Júnior. “Pois, em geral, isso acontece quando o barbeiro é moído junto com o fruto ou com algo [outro alimento] e a pessoa não viu. Como se trata de um inseto relativamente grande [para identificar] e que se o alimento for bem higienizado, eliminamos grande probabilidade disso [contaminação do alimento] ocorrer”.

    Além da transmissão oral, há também a vetorial, pela picada do barbeiro infectado, permitindo a entrada do parasita Trypanosoma cruzi na corrente sanguínea. Há uma terceira forma de transmissão, a vertical, quando a gestante infectada por Trypanosoma cruzi pode passar para o bebê durante a gestação ou no parto.

    Para evitar que o barbeiro entre em casa e forme colônias, o Ministério da Saúde recomenda o uso de mosquiteiros ou telas metálicas em janelas e a aplicação de inseticidas residuais realizada por equipe técnica habilitada. Também preconiza o uso de repelentes, roupas de mangas longas, durante atividades noturnas em áreas de mata.

    Doença de Chagas: referência e tratamento no Pará

    Em Belém, o Hospital Universitário João de Barros Barreto, o Hospital das Clínicas Gaspar Viana e a Santa Casa são referências no tratamento da doença de Chagas. Mas toda a Atenção Primária — que inclui Unidades Básicas de Saúde — presente nos municípios brasileiros, está preparada para diagnosticar e tratar a doença, esclarece a Secretaria de Saúde do Estado do Pará.

    O tratamento para as fases aguda e indeterminada da doença dura cerca de 60 dias, feito com Benzimidazol em comprimidos, produzido por um laboratório público brasileiro — fornecido exclusivamente pelo SUS. Segundo Francisco Edilson de Lima Júnior, quanto antes o paciente começa a se tratar, maiores as chances de sucesso.

    “O tratamento tem maior eficácia quanto antes for feito. Na forma aguda, tem uma alta eficácia e, também, na forma indeterminada. Na forma crônica, dependendo do estágio que a doença tiver, o tratamento já não vai ter tanto efeito. Os tratamentos para a forma crônica são muito mais úteis para os sintomas”, explica o gestor.

    A doença de Chagas é a infecção parasitária que mais mata no Brasil. Autoridades de saúde estimam que a doença de Chagas atinge de um a três milhões de brasileiros atualmente. Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, publicado em abril deste ano, sobre notificações da doença de Chagas, mostra que entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024, foram registrados 5,4 mil casos de doença de Chagas, distribuídos em 710 municípios.
    Doença de Chagas: doença é um dos alvos do programa Brasil Saudável

    O Ministério da Saúde, por meio do programa Brasil Saudável — que tem como meta a erradicação de 11 doenças e infecções socialmente determinadas, entre elas a doença de Chagas—, listou 175 municípios onde o combate aos determinantes sociais relacionados a essas doenças é prioridade. De acordo com as diretrizes do programa, são localidades que possuem altas cargas de duas ou mais doenças ou infecções. A estratégia do programa busca “catalisar e potencializar as ações já existentes e/ou as capacidades de cada Ministério no atendimento às necessidades de populações e territórios mais afetados pelas doenças determinadas socialmente ou sob maior risco”.

    “Escolhemos 11, pois são as prevalentes no Brasil. A doença de Chagas, esquistossomose, filariose linfática, geo-helmintíase, malária, oncocercose e tracoma — essas sete são doenças que vamos eliminar — e não ter mais no Brasil, com transmissão igual a zero”, explica o coordenador-executivo do Brasil Saudável e diretor do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Draurio Barreira. O gestor completa: “E outras quatro, que não vamos eliminar até 2030 de ter transmissão igual a zero, mas vamos atingir as metas da OMS, que são: tuberculose, aids, hepatites virais e hanseníase”.

    Afuá, Anajás, Breves, Cametá, Conceição do Araguaia, Gurupá, Igarapé-Miri, Melgaço, Moju, Paragominas e a capital Belém são as onze cidades paraenses prioritárias no Brasil Saudável. A capital possui altas cargas de doença de Chagas, Sífilis Congênita, Hepatites virais, HIV/Aids, Hanseníase e Tuberculose. Já os outros municípios do estado têm cargas elevadas de Malária e Hanseníase.

    Pixel Brasil 61

    Projeto apresenta soluções práticas para tornar residências mais saudáveis
    Brasil irá compartilhar tecnologia da vacina contra febre amarela com a Argentina
    Preciso me vacinar contra doenças que já estão quase erradicadas?
    Governo disponibilizará vacina contra dengue para municípios adicionais
    Reforço das medidas de segurança em Copacabana será implementado pelas autoridades policiais
    TÓPICOS:DOENÇA DE CHAGAS

    Inscreva-se para receber as novidades

    Inscreva-se para receber nossas novidades em primeira mão!

    Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

    Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de Uso e reconhece as práticas de dados em nossa Política de Privacidade. Você poderá cancelar sua inscrição a qualquer momento.
    Compartilhe este artigo
    Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram E-mail Copiar link Imprimir
    Compartilhar
    O que você acha?
    Amei0
    Alegre0
    Engraçado0
    Surpreso0
    Triste0
    Indignado0
    Artigo anterior Confiando em Deus A Obediência que Brota da Confiança
    Artigo seguinte A cantora e compositora Alessandra Teixeira declara o seu amor por Jesus na canção autoral “Meu Eterno Amor”. Foto: Divulgação. Alessandra Teixeira e sua confiança no Senhor na canção “Meu Eterno Amor”
    Nenhum comentário

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Anúncio

    Fique conectado com a gente!

    FacebookCurtir
    XSeguir
    PinterestPin
    InstagramSeguir
    YoutubeInscreva

    Últimas Notícias

    Escola judaica em Nova York é alvo de vandalismo com pichações de suásticas com tinta vermelha horas após eleição. Imagem: Twitter/Kalman Yeger/Deputada Nicole Malliotakis
    Escola judaica é alvo de pichações de suásticas em Nova York
    Perseguição Religiosa
    7 de novembro de 2025
    Milhares de jovens lotam culto de oração em Londres, clamando por avivamento na Londres: ''é uma verdadeira resposta de oração''. Foto: Instagram/Joint Prayer Gathering
    Durante culto de oração, 2.200 jovens são atraídos em Londres
    Fé Internacional
    7 de novembro de 2025
    Em meio aos escombros e pertences destruídos em incêndio, foi encontrada uma bíblia intacta, resistindo às chamas em imóvel no RS. Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros Militar de Carazinho
    Após incêndio em apartamento, bombeiros se surpreendem ao achar bíblia intacta
    Fé
    7 de novembro de 2025
    Tribunal da Malásia condena governo a indenização milionária diária por sequestro de pastor e reconhece abuso de poder por agentes policiais. Foto: Portas Abertas.
    Após sequestro de pastor, governo da Malásia terá que pagar custos
    Fé Política
    7 de novembro de 2025
    //

    com mais de 20 anos de experiência, estamos aqui para trazer informação, estudos e entretenimento musical ao povo de Deus.

    Conteúdos

    • Notícias
    • Música Gospel
    • Testemunhos
    • Devocional Diário
    • Mensagem de Reflexão
    • Livros
    • Vida e Estilo

    Outros Links

    • Cadastro
    • Acesso de membro
    • Perfil
    • Redefinir senha
    • Anuncie Aqui
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade

    Assine a nossa newsletter

    Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

    Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

    NT GospelNT Gospel
    Nos Siga nas Redes Sociais
    © 2023 NT Gospel. D E DA SILVA CLICRÁDIO. Todos os Direitos Reservados. Site criado por Diego Elias
    • Anuncie
    • Termos e condições
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies (BR)
    Junte-se a nós!
    Assine nossa newsletter e nunca perca nossas últimas notícias, podcasts etc.

    Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

    Zero spam, cancele a inscrição a qualquer momento.
    adbanner
    Bem Vindo de Volta!

    Entre com sua conta

    Usuário ou Endereço de E-mail
    Senha

    Esqueceu a senha?

    Não é membro? Inscrição