Vacinas contra covid-19 são seguras para gestantes e bebês, diz pesquisa
Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) reforça as evidências científicas de que as vacinas CoronaVac e Pfizer contra covid-19 são seguras para gestantes e bebês em qualquer fase da gestação. O estudo faz parte do projeto Vigivac e foi publicado no periódico científico International Journal of Epidemiology, da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Reforçando a segurança das vacinas
Segundo o pesquisador Manoel Barral, um dos autores do artigo, esse estudo é mais uma confirmação da segurança do uso das vacinas contra a covid-19 nessa população específica, que requer atenção especial devido às suas características imunológicas. Ele destaca que as vacinas utilizadas no Brasil são efetivas e seguras.
Resultados da pesquisa
Os dados obtidos nessa pesquisa indicam que a vacinação contra covid-19 não aumenta o risco de resultados adversos no nascimento. Não foi observado um aumento significativo de casos de bebês nascidos prematuramente, com baixo peso para idade gestacional, com pontuação de Apgar abaixo de cinco (uma escala de avaliação clínica rápida para recém-nascidos) ou casos de morte neonatal.
Além disso, o estudo constatou uma proteção leve, porém consistente, contra o nascimento prematuro em mulheres que receberam diferentes plataformas de vacinas durante o terceiro trimestre de gestação. Essas conclusões são baseadas em dados de mais de 17 mil nascidos vivos no Rio de Janeiro em 2021, em uma parceria com a prefeitura carioca.
*Com informações da Agência Brasil