Uma pesquisa realizada pela Sanofi em parceria com a ALS Perception mostrou que 68% dos brasileiros têm pouco ou nenhum conhecimento sobre o impacto do vírus da gripe em doenças preexistentes, como problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2, especialmente em idosos.
Falta de informação sobre a importância da vacinação
Os resultados do estudo, realizado com pessoas acima de 40 anos de todas as regiões do Brasil e classes sociais, indicam que 23% dos entrevistados percebem baixo risco em não se vacinar contra a gripe. Além disso, sete em cada dez responsáveis pela vacinação de pessoas com mais de 60 anos não sabem quais vacinas devem ser tomadas.
Comorbidades aumentam complicações em idosos
Dados do Ministério da Saúde mostram que idosos representaram a maioria dos óbitos por influenza no ano passado. Aqueles com comorbidades têm ainda mais complicações, com letalidade duas vezes maior em comparação aos idosos sem outras doenças.
Desconhecimento sobre complicações cardiovasculares
Apesar dos riscos, a pesquisa revelou que apenas 25% dos entrevistados sabem sobre os perigos da gripe em relação a complicações cardiovasculares, como infarto e AVC.
Importância da vacinação na terceira idade
Cerca de 43% dos brasileiros acima de 40 anos conhecem os impactos negativos da gripe na qualidade de vida, mas quase um terço não sabe da existência de vacinas específicas para proteger os idosos.
Disparidades entre classes sociais na informação sobre saúde
O estudo também apontou que pessoas de classes sociais mais altas têm mais conhecimento sobre a importância da vacinação contra a gripe, em comparação com as classes mais baixas. Acesse o SUS para receber a vacina trivalente, que protege contra três tipos de cepas do vírus influenza.
*Com informações da Agência Brasil