Campanha de mobilização contra a dengue nas escolas
Recentemente, com o retorno das aulas na rede pública após o carnaval, os ministérios da Saúde e da Educação lançaram uma campanha de mobilização contra a dengue nas escolas. O objetivo é ampliar o combate ao mosquito Aedes aegypti e conscientizar a população sobre o aumento dos casos de dengue no país. Esta ação está inserida no Programa Saúde na Escola, que foi reestruturado no ano passado.
O programa terá a duração de 20 semanas, durante as quais serão realizadas atividades nas escolas envolvendo cerca de 25 milhões de estudantes em mais de 102 mil instituições de ensino público. As atividades incluirão gincanas, teatros educativos, oficinas criativas, palestras, murais da prevenção e concursos, além da divulgação de materiais educativos como podcasts, vídeos e lives com especialistas.
Problema histórico
Nísia Trindade, ministra da Saúde, ressaltou que a dengue é um problema histórico no Brasil e em toda a América Latina, afirmando que a circulação de vários sorotipos da doença tem aumentado o número de casos. A ministra também destacou a necessidade de um amplo esforço nacional para enfrentar esse desafio.
Além disso, dados do 3º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e do Levantamento de Índice Amostral (LIA) mostram que 75% dos criadouros do mosquito estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, entre outros. A ministra da Saúde também ressaltou a importância dos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde no combate à doença.
Vacinação
Além das atividades nas escolas, a ministra ressaltou que a vacinação é uma medida importante de combate à dengue. Crianças de 10 e 11 anos já podem ser imunizadas em algumas localidades do país, onde a vacinação foi iniciada. No total, 521 municípios foram selecionados para receber as doses e distribuí-las entre crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos ao longo de 2024. A ministra também incentivou a atualização da caderneta de vacinação das crianças.
Estas ações têm o intuito de sensibilizar as crianças, adolescentes e jovens sobre a gravidade da dengue e a importância da prevenção, envolvendo a escola e toda a comunidade neste esforço coletivo no combate à doença.
*Com informações da Agência Brasil