Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS em Manaus
A cidade de Manaus sediará a 85ª Reunião Ordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), que terá início nesta segunda-feira, dia 30. O encontro, que seguirá até o dia 1º de dezembro, abordará temas como os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde indígena devido à seca e a situação da gestão do trabalho e da educação em saúde no estado do Amazonas.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, essa reunião é considerada um fórum paritário e permanente, tendo como objetivo dar continuidade às discussões iniciadas na 7ª Reunião Extraordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS, que ocorreu em julho, em Brasília.
A decisão de escolher Manaus como sede da reunião também visa descentralizar o local, ampliando o alcance do diálogo e proporcionando uma maior participação dos representantes da saúde no encontro. É esperada a presença de gestores, prestadores de serviços, sindicatos e especialistas em saúde.
Entenda a Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS
A Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde é um espaço proposto pelo Ministério da Saúde, com o intuito de promover a tomada de decisões consensuais entre gestores e trabalhadores da saúde. Essas decisões são posteriormente encaminhadas ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), que é responsável por homologá-las e convertê-las em resoluções.
*Com informações da Agência Brasil