A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar 2023 (IDSS), que avaliou 896 operadoras de planos de saúde. A nota média alcançada foi de 0,7898, com a pontuação máxima sendo 1 e a mínima, zero. Neste artigo, discutiremos os detalhes do IDSS 2023, seu impacto no setor de saúde suplementar e as novidades trazidas por esse índice.
Destaques do IDSS 2023
A média do desempenho das operadoras foi considerada pelo IDSS, ponderada pelo número de beneficiários alcançados em 2022, totalizando 78.616.588. Houve uma ligeira queda na nota, em comparação ao ano anterior, quando atingiu 0,8128. No entanto, a ANS ressalta que esse número está dentro da variação próxima à pontuação de 0,8, apresentada nos últimos 5 anos.
68,3% das operadoras avaliadas se enquadram nas duas melhores faixas do IDSS, com notas iguais ou acima de 0,6. Isso significa que 90,9% dos beneficiários de planos de saúde estão vinculados às operadoras com melhor avaliação no setor.
Uma novidade trazida pelo IDSS 2023 é o Painel Dinâmico, que contém dados do setor por indicador, operadora e faixa de avaliação. O diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes, destacou a importância da divulgação do desempenho do setor para a escolha consciente do beneficiário no ato da contratação e para a manutenção de um plano de saúde.
Saúde suplementar no Brasil
Segundo dados do Sistema de Informações de Beneficiários (SIB), o setor de saúde suplementar cobre 26,22% da população brasileira, com 50,8 milhões de beneficiários vinculados a planos com assistência médica e 32,1 milhões a planos com assistência exclusivamente odontológica. A ANS ressalta a relevância do setor do ponto de vista econômico, social e sanitário.
Para o cálculo do IDSS, são utilizados dados extraídos dos sistemas de informações da agência e dos sistemas nacionais de informação em saúde. Das 896 operadoras avaliadas, 670 eram do segmento médico-hospitalar e 226 do segmento odontológico. 57 operadoras não atenderam aos requisitos normativos para a divulgação de suas notas finais.
Pesquisa de satisfação de beneficiários
A Pesquisa de Satisfação de Beneficiários, que começou a ser aplicada em 2018 (ano-base 2017), é voluntária para as operadoras. No ano-base 2022, 268 operadoras realizaram o levantamento, alcançando 68,8% dos beneficiários do setor. A ANS enxerga essa pesquisa como uma boa prática, proporcionando um canal de diálogo com os beneficiários e uma maior participação na avaliação da qualidade dos serviços oferecidos.
Dessa forma, o IDSS 2023 traz insights importantes sobre o desempenho das operadoras de planos de saúde e a satisfação dos beneficiários, contribuindo para um maior controle e transparência no setor de saúde suplementar. Empresas que desejam se destacar nesse mercado devem atentar-se a esses dados e buscar aprimorar seus serviços para atender às necessidades dos beneficiários.
*Com informações da Agência Brasil