Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos e condições de uso.
Aceitar
NT GospelNT GospelNT Gospel
  • Gospel
    • Devocional Diário
    • Mensagem de Reflexão
    • Testemunhos
  • Notícias
    Notícias
    Acompanhamos as principais notícias que envolvem a política, economia, saúde, polêmicas e muitos outros assuntos dentro do ambiente cristão.
    Veja mais
    Top Notícias
    Foto: Reprodução/Facebook Israel Antiques Authority
    Moeda antiga da época bíblica foi encontrada em Israel; Veja
    6 de março de 2024
    Fundada em 1924 por Gunnar Vingren, a Assembleia de Deus no Rio de Janeiro comemora 100 anos com uma grande festa no Rio e Niterói. Foto: Divulgação.
    Assembleia de Deus no Rio de Janeiro comemora centenário com vários eventos
    21 de junho de 2024
    Proibição de pastoras na convenção batista do Sul
    8 Denominações Cristãs que Mantêm Restrições a Mulheres Pastoras
    15 de agosto de 2023
    Últimas Notícias
    Após pressão de regime comunista, maior livraria cristã da China fecha
    5 de novembro de 2025
    Após não participarem de rituais ancestrais, cristãos são perseguidos
    4 de novembro de 2025
    No Dia dos Finados, igreja leva mensagem de esperança para enlutados
    4 de novembro de 2025
    Bruxas tentam parar evangelismo no Halloween: ”Jesus é Rei!”
    4 de novembro de 2025
  • Música
    MúsicaVeja mais
    Midian Lima lança nova faixa de seu projeto gravado ao vivo: a regravação de "Olharei Para o Alto", com Gabriela Gomes e Marquinhos Gomes. Foto: Divulgação.
    Midian Lima regrava ”Olharei Para o Alto” com Marquinhos Gomes e Gabriela Gomes
    6 de novembro de 2025
    A cantora Thalita Roberta apresentou seu mais novo single, "Eu Sou", uma canção que celebra temas de identidade, fé e entrega total a Deus. Foto: Divulgação.
    Thalita Roberta lança o single ”Eu Sou” pela MK Music
    5 de novembro de 2025
    A cantora Eyshila lançou a regravação da canção "Senhor, Eu Te Amo", uma composição própria que se tornou um marco para várias gerações. Foto: Divulgação.
    Eyshila lança regravação da canção ”Senhor, Eu Te Amo”
    5 de novembro de 2025
    Esther Durán, promessa do gospel nacional, lança "Grande Dia", seu 5º single em parceria com a Musile Records. Foto: Divulgação.
    Esther Durán surpreende com lançamento autoral da canção “Grande Dia”
    5 de novembro de 2025
    A dupla Gislaine e Mylena lançou o single "Vem Testemunho Aí", que conta com a participação especial dos cantores André e Felipe. Foto: Divulgação.
    Gislaine e Mylena lança o single ”Vem Testemunho Ai” com André e Felipe
    31 de outubro de 2025
  • PodcastsNovo
  • Loja
Leitura: Médicos negros são buscados devido à importância da identificação e acolhimento médico
Compartilhar
Entrar
0

Nenhum produto no carrinho.

Notificação Veja mais
Redimensionador de fonteAa
NT GospelNT Gospel
Redimensionador de fonteAa
  • Podcast
  • Notícias
  • Música Gospel
  • Devocional Diário
  • Mensagem de Reflexão
  • Pontos Turísticos
  • Audiobooks
Pesquisa
  • Pagina Principal
  • Categorias
    • Podcast
    • Notícias
    • Música Gospel
    • Pontos Turísticos
    • Devocional Diário
    • Mensagem de Reflexão
  • Loja
  • Salvos
Você já tem uma conta? Entrar
Nos Siga nas Redes Sociais
  • Anuncie
  • Termos e condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies (BR)
© 2023 D E DA SILVA CLIC RADIO ME.
NT Gospel > Notícias > Saúde > Médicos negros são buscados devido à importância da identificação e acolhimento médico
Saúde

Médicos negros são buscados devido à importância da identificação e acolhimento médico

Redação
Última atualização: 18 de outubro de 2023 07:24
Redação
Compartilhar
8 min de leitura
Compartilhar

O acolhimento de pacientes negros por médicos negros

Moradora do Rio de Janeiro, a médica Júlia Furtado fez questão de escolher um dermatologista negro quando precisou de acompanhamento para a pele dela. Um motivo da predileção foi ser acolhida por um médico que sentisse na própria pele, literalmente, o que é ter a cor preta.

- Receba no seu ZAP -
  • Confira na palma da mão informações quentes sobre música, testemunhos, devocionais, reflexões e muito mais: Entre no grupo da NT Gospel no WhatsApp!
  • Júlia acredita que o profissional terá um melhor entendimento da pele da cor dela. “Tanto porque ele deve acabar se interessando mais sobre as particularidades dessa cor, quanto por ele entender exatamente como é a pele negra no dia a dia, as coisas que mais acontecem, que mais incomodam. Vai dar mais valor às queixas”, explicou à Agência Brasil.

    Índice:
    • O acolhimento de pacientes negros por médicos negros
    • Redes sociais
    • Poucos negros com jaleco
    • Aproximação
    • Formação médica
    • Tratamento inadequado

    “Com certeza me sinto mais acolhida, no sentido de saber que eu estou sendo tratada por uma pessoa que tem as mesmas particularidades que eu”, disse.

    Cauê Cedar, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e especializado em pele negra, é o dermatologista que acompanha a Júlia. Ele confirma que a identificação é um dos fatores que unem pacientes e médicos negros.

    “Quando o paciente negro encontra um profissional negro, tem muito a questão de identificação e de se sentir acolhido, representado,” explicou.

    Redes sociais

    O dermatologista ressalta que não há dados que retratem a procura por médicos negros, mas acredita que a busca por acolhimento, como no caso da Júlia, é uma tendência que acontece na medicina como um todo. Segundo ele, um fator que favorece essa oferta de serviços específicos para pacientes negros são as redes sociais.

    “Tem um movimento iniciado há alguns anos, principalmente por conta de Instagram, massificação de mídias sociais, a respeito de você se identificar com profissional e ter uma representatividade relacionada à cultura negra”, avalia.

    Outro fator que ele acrescenta é o black money (dinheiro negro, em inglês), que pode ser entendido a intenção de “fortalecer os profissionais negros.”

    “Eu gostaria de ser atendida por mais médicos negros. Além de sentir o acolhimento, tem a questão da representatividade, que é muito importante.”

    Poucos negros com jaleco

    Neste Dia do Médico, um cenário que paira no Brasil é a dificuldade em encontrar médicos negros. De acordo com o levantamento Demografia Médica no Brasil 2023, elaborado pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB), o país tinha 562.229 médicos em janeiro de 2023.

    O Conselho Federal de Medicina (CFM) não exige a identificação da cor na hora da inscrição no órgão de classe, de forma que não há contabilização de quantos dos mais de meio milhão de profissionais são negros.

    Mas há, ao menos, duas formas de perceber que os negros são minoria na categoria. Uma delas é ao observar a cor e o número desses profissionais nos hospitais, clínicas, consultórios e seminários.

    Cauê Cedar percebe essa sub-representatividade na pele. “Reconhecemos que somos uma minoria extremamente marcada. Quando a gente anda em um congresso, vai em encontros de dermatologia, a gente, praticamente, se conhece e se conta nos dedos,” constata.

    “Sou preta e vejo que, na nossa realidade, a maioria nos hospitais ainda são médicos brancos,” aponta Júlia Furtado.

    Outra forma de medir o abismo entre médicos brancos e negros é ao analisar dados referentes à formação de médicos pelas faculdades.

    De acordo com Demografia Médica no Brasil, em 2019, dos novos estudantes de medicina, 69,7% eram brancos, 24,7% pardos, 3,5% pretos e 2,1% indígenas e asiáticos. O levantamento da FMUSP se baseia em informações do Censo de Educação Superior no Brasil, do Ministério da Educação.

    Para efeito de comparação, segundo o módulo Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,3% da população do país se declara parda, enquanto 10,6%, preta. O IBGE classifica os negros como o somatório de pretos e pardos. Os brancos eram 42,8%.

    Aproximação

    A dificuldade de pessoas negras encontrarem profissionais de saúde da mesma cor foi a ignição para o dentista Arthur Lima fundar a AfroSaúde, uma startup voltada para unir essas duas pontas. Por meio de uma plataforma na internet, profissionais negros oferecem serviços, enquanto pacientes procuram especialistas.

    Arthur conta que foi um caso de racismo que levou à criação da AfroSaúde. “Uma colega dentista, mulher negra, precisava encaminhar a sua paciente para um outro especialista, pois a paciente dela tinha ido a um que cometeu tal crime, e a paciente só queria outra pessoa negra, pois ela se sentiria mais confortável,” relembra.

    “Na época não encontrei um dentista negro especialista (em tratamento de canal) e aquilo me deixou intrigado. Existia um gap [uma lacuna] de mercado relacionado a soluções em saúde que fossem direcionadas para a população negra.”

    Formação médica

    Para Arthur, não há grande interesse em especialização na saúde de pessoas negras nas faculdades. “Infelizmente, a saúde da população negra não é disciplina presente em muitos cursos de graduação. Quando existe, é por meio de matéria optativa ou projeto de extensão”. O reflexo disso, segundo ele, são “profissionais que se formam sem saber como cuidar da população de um país que é composto por 56% de pessoas negras.”

    “Não tem uma literatura, um livro de referência em pele negra no Brasil”, faz coro Cauê, da SBD.

    Tratamento inadequado

    Arthur considera que “essas disparidades e injustiças estruturais afetam o acesso a serviços de qualidade, diagnóstico precoce e tratamento adequado.”

    O profissional lista alguns casos em que a saúde da população negra não recebe o tratamento adequado. “As negras são as que mais sofrem com a violência obstétrica, desde a dificuldade de acesso a um pré-natal de qualidade ao momento do parto e puerpério,” cita.

    “São inúmeros casos de negação de anestesia durante o parto por [os profissionais] acharem que as negras são mais resistentes à dor”, diz, acrescentando que o mesmo acontece na odontologia. “Existem muitas pesquisas científicas que abordam sobre como terapias mais invasivas e mutiladoras são oferecidas



    *Com informações da Agência Brasil

    Rio de Janeiro declara fim da epidemia de dengue
    Pesquisa revela que a pandemia acelerou a digitalização dos seguros no Brasil
    O Brasil se destaca no combate ao tabagismo nas Américas.
    Novo hemocentro no interior do Rio facilita doação de sangue e amplia atendimento
    Gestão de saúde no DF colapsa devido à epidemia de dengue, afirma governador
    TÓPICOS:acolhimentoIdentificaçãomédicos negrosRede sociais

    Inscreva-se para receber as novidades

    Inscreva-se para receber nossas novidades em primeira mão!

    Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

    Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de Uso e reconhece as práticas de dados em nossa Política de Privacidade. Você poderá cancelar sua inscrição a qualquer momento.
    Compartilhe este artigo
    Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram E-mail Copiar link Imprimir
    Compartilhar
    O que você acha?
    Amei0
    Alegre0
    Engraçado0
    Surpreso0
    Triste0
    Indignado0
    PorRedação
    Seguir:
    Este perfil é de um cadastro geral e não está relacionado a um redator em específico. Os administradores do portal publicam as novidades diárias através deste perfil.
    Artigo anterior Processamento de gás natural no Pré-sal da Petrobras bate recorde
    Artigo seguinte Partida de avião que levará brasileiros de Gaza rumo ao Egito
    Nenhum comentário

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Anúncio

    Fique conectado com a gente!

    FacebookCurtir
    XSeguir
    PinterestPin
    InstagramSeguir
    YoutubeInscreva

    Últimas Notícias

    Após oração de família, mulher com hemorragia cerebral é curada totalmente em 3 dias, e surpreende médicos: "Ele ainda cura". Foto: Captura de tela/CBN News
    Após oração de família, mulher com hemorragia cerebral é curada
    Testemunhos
    6 de novembro de 2025
    Homem que havia chegado ao templo em cadeira de rodas devido a um grave problema na coluna, foi milagrosamente curado durante a ministração. Foto: Reprodução/Instagram/Igreja Visão Profética
    Durante pregação, homem de cadeira de rodas recebe se levanta
    Testemunhos
    6 de novembro de 2025
    Lukas Agustinho apresenta uma nova versão do sucesso ''Yahweh Se Manifestará'', que conta com a participação do Oasis Ministry. Foto: Divulgação.
    Lukas Agustinho e Oasis Ministry lançam versão de “Yahweh Se Manifestará”
    Sem Categoria
    6 de novembro de 2025
    Midian Lima lança nova faixa de seu projeto gravado ao vivo: a regravação de "Olharei Para o Alto", com Gabriela Gomes e Marquinhos Gomes. Foto: Divulgação.
    Midian Lima regrava ”Olharei Para o Alto” com Marquinhos Gomes e Gabriela Gomes
    Música Gospel Nacional
    6 de novembro de 2025
    //

    com mais de 20 anos de experiência, estamos aqui para trazer informação, estudos e entretenimento musical ao povo de Deus.

    Conteúdos

    • Notícias
    • Música Gospel
    • Testemunhos
    • Devocional Diário
    • Mensagem de Reflexão
    • Livros
    • Vida e Estilo

    Outros Links

    • Cadastro
    • Acesso de membro
    • Perfil
    • Redefinir senha
    • Anuncie Aqui
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade

    Assine a nossa newsletter

    Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

    Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

    NT GospelNT Gospel
    Nos Siga nas Redes Sociais
    © 2023 NT Gospel. D E DA SILVA CLICRÁDIO. Todos os Direitos Reservados. Site criado por Diego Elias
    • Anuncie
    • Termos e condições
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies (BR)
    Junte-se a nós!
    Assine nossa newsletter e nunca perca nossas últimas notícias, podcasts etc.

    Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

    Zero spam, cancele a inscrição a qualquer momento.
    adbanner
    Bem Vindo de Volta!

    Entre com sua conta

    Usuário ou Endereço de E-mail
    Senha

    Esqueceu a senha?

    Não é membro? Inscrição