Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos e condições de uso.
Aceitar
NT GospelNT GospelNT Gospel
  • Gospel
    • Devocional Diário
    • Mensagem de Reflexão
    • Testemunhos
  • Notícias
    Notícias
    Acompanhamos as principais notícias que envolvem a política, economia, saúde, polêmicas e muitos outros assuntos dentro do ambiente cristão.
    Veja mais
    Top Notícias
    Foto: Reprodução/Facebook Israel Antiques Authority
    Moeda antiga da época bíblica foi encontrada em Israel; Veja
    6 de março de 2024
    Fundada em 1924 por Gunnar Vingren, a Assembleia de Deus no Rio de Janeiro comemora 100 anos com uma grande festa no Rio e Niterói. Foto: Divulgação.
    Assembleia de Deus no Rio de Janeiro comemora centenário com vários eventos
    21 de junho de 2024
    Proibição de pastoras na convenção batista do Sul
    8 Denominações Cristãs que Mantêm Restrições a Mulheres Pastoras
    15 de agosto de 2023
    Últimas Notícias
    Escola judaica é alvo de pichações de suásticas em Nova York
    7 de novembro de 2025
    Durante culto de oração, 2.200 jovens são atraídos em Londres
    7 de novembro de 2025
    Após incêndio em apartamento, bombeiros se surpreendem ao achar bíblia intacta
    7 de novembro de 2025
    Após sequestro de pastor, governo da Malásia terá que pagar custos
    7 de novembro de 2025
  • Música
    MúsicaVeja mais
    Midian Lima lança nova faixa de seu projeto gravado ao vivo: a regravação de "Olharei Para o Alto", com Gabriela Gomes e Marquinhos Gomes. Foto: Divulgação.
    Midian Lima regrava ”Olharei Para o Alto” com Marquinhos Gomes e Gabriela Gomes
    6 de novembro de 2025
    A cantora Thalita Roberta apresentou seu mais novo single, "Eu Sou", uma canção que celebra temas de identidade, fé e entrega total a Deus. Foto: Divulgação.
    Thalita Roberta lança o single ”Eu Sou” pela MK Music
    5 de novembro de 2025
    A cantora Eyshila lançou a regravação da canção "Senhor, Eu Te Amo", uma composição própria que se tornou um marco para várias gerações. Foto: Divulgação.
    Eyshila lança regravação da canção ”Senhor, Eu Te Amo”
    5 de novembro de 2025
    Esther Durán, promessa do gospel nacional, lança "Grande Dia", seu 5º single em parceria com a Musile Records. Foto: Divulgação.
    Esther Durán surpreende com lançamento autoral da canção “Grande Dia”
    5 de novembro de 2025
    A dupla Gislaine e Mylena lançou o single "Vem Testemunho Aí", que conta com a participação especial dos cantores André e Felipe. Foto: Divulgação.
    Gislaine e Mylena lança o single ”Vem Testemunho Ai” com André e Felipe
    31 de outubro de 2025
  • PodcastsNovo
  • Loja
Leitura: Mesmo em pequenas quantidades, maconha pode ser nociva para saúde e problema de segurança pública
Compartilhar
Entrar
0

Nenhum produto no carrinho.

Notificação Veja mais
Redimensionador de fonteAa
NT GospelNT Gospel
Redimensionador de fonteAa
  • Podcast
  • Notícias
  • Música Gospel
  • Devocional Diário
  • Mensagem de Reflexão
  • Pontos Turísticos
  • Audiobooks
Pesquisa
  • Pagina Principal
  • Categorias
    • Podcast
    • Notícias
    • Música Gospel
    • Pontos Turísticos
    • Devocional Diário
    • Mensagem de Reflexão
  • Loja
  • Salvos
Você já tem uma conta? Entrar
Nos Siga nas Redes Sociais
  • Anuncie
  • Termos e condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies (BR)
© 2023 D E DA SILVA CLIC RADIO ME.
NT Gospel > Notícias > Saúde > Mesmo em pequenas quantidades, maconha pode ser nociva para saúde e problema de segurança pública
Saúde

Mesmo em pequenas quantidades, maconha pode ser nociva para saúde e problema de segurança pública

Redação Agência do Rádio
Última atualização: 28 de junho de 2024 05:40
Redação Agência do Rádio
Compartilhar
9 min de leitura
Compartilhar

- Receba no seu ZAP -
  • Confira na palma da mão informações quentes sobre música, testemunhos, devocionais, reflexões e muito mais: Entre no grupo da NT Gospel no WhatsApp!
  • Mesmo em pequenas quantidades, liberar o consumo da maconha pode agravar problemas de segurança e saúde públicas. A opinião é do advogado e professor de direito penal e processo penal Elias Miller. Como especialista na área, ele acredita que a substância é um dos caminhos que levam ao tráfico no Brasil e no mundo, pois entende que uma das principais fontes de renda do crime organizado é o tráfico de drogas.

    Índice:
    • Aumento do tráfico
    • Riscos para a saúde
    • Recurso no STF

    “O tráfico de drogas, o crime organizado, se utilizam disso como mãe para todos os outros crimes. Pelo tráfico, nós temos crime organizado, lavagem de dinheiro, homicídios. Então inúmeros outros crimes são apêndices ou anexos do tráfico. O crime organizado e o tráfico estão tomando conta do país, como o próprio PCC, Primeiro Comando da Capital, que é o crime organizado que mais cresce no mundo e arrecada por ano 1 bilhão só no Brasil”, relata.

    O assunto chegou ao Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), que descriminalizou o porte de maconha para consumo pessoal. Por maioria, o colegiado definiu que será considerado usuário quem adquirir, guardar, depositar ou transportar até 40 gramas de cannabis sativa ou seis plantas fêmeas – são elas que dão origem às flores com o princípio ativo responsável pelo efeito alucinógeno da droga.

    O advogado especialista em direito penal Marcus Gusmão explica que o STF estabeleceu a quantidade fazendo uma interpretação que deveria ser colocada pelo legislador na lei.

    “Ela não consta na lei, mas é aí uma quantidade que o Supremo, baseado em alguns estudos técnicos, em alguns protocolos de saúde pública e baseado em estatísticas, entendeu que não poderia ser enquadrada como crime”, menciona.

    Aumento do tráfico

    Para o professor Elias Miller, liberar a maconha para uso pessoal apenas para diferenciar usuário de traficante não resolve o problema em nenhum local do mundo. 

    “A questão da droga, de fato, é a saúde pública. Mas é uma saúde pública provocada pelo crime. Então, quem tem alguém na família com droga, drogado, sabe o que é e acaba com a família. Portanto, essa decisão não vai resolver nunca o problema e acredito que só vai ampliar. É só nós verificarmos como é que está a ramificação do PCC e o Comando Vermelho, que estão dominando as comunidades.

    O especialista diz que o Brasil precisa observar os países onde a substância chegou a ser liberada, mas acabaram voltando atrás, após perceberem as consequências do uso da droga.

    “O primeiro a liberar foi o estado de Oregon, nos Estados Unidos, e que reverteu. Porque eles perceberam que isso fez com que aumentasse o tráfico e, ao mesmo tempo, a quantidade de pessoas com overdose. Então nós não precisamos inventar a roda, basta verificarmos os países que tentaram fazer isso”, reclama.

    Riscos para a saúde

    Ao analisar o cenário não apenas pela questão da segurança pública e do tráfico de drogas, o médico psiquiatra Fabio Aurélio Costa Leite entende que a substância também pode ser prejudicial para a saúde de quem consome.

    “A maconha, ela tem um componente que é o canabidiol (CBD) e o tetrahidrocanabinol (THC). O Cannabidiol via de regra não tem tanta repercussão, não faz prejuízo, ele não é psicoativo. Ele pode dar uma sensação de bem-estar, de calma, de tranquilidade. O THC é o componente psicoativo da maconha que realmente é o perigoso. Ele pode provocar um quadro psicótico, levar um indivíduo a abrir um quadro de alucinação, de delírio, principalmente adolescentes, jovens, que ainda tem o cérebro em formação”, explica.

    Mas as consequências não param por aí. O psiquiatra ainda acrescenta: “Quanto mais pessoas usam de forma frequente e em uma quantidade maior, elas têm o risco de perder um pouco a memória, ficar, digamos assim, ‘emburrecidos’. Não é a memória, é a capacidade intelectual. Então é uma alteração que a gente já sabe que acontece. O uso crônico deixa o indivíduo com uma perda de aprendizado, ele fica um pouco mais lento mentalmente”, ressalta.

    O médico Fábio Aurélio Costa Leite revela que já existem vários problemas que não foram resolvidos com os pacientes que já usam maconha e já tem problema com maconha.

    “Nós temos uma assistência em saúde mental no Brasil muito precária, com falta de leitos, falta de profissionais, a gente está vendo uma série de questões de crise na saúde e na psiquiatria, principalmente. Nós temos um número muito grande de suicídios, então tem que pensar muito nisso, pessoas que têm acesso à maconha também podem ter uma perda de crítica, uma perda da capacidade de decisões e isso pode ser realmente um problema para quem está com ideia suicida ou tratando para depressão”, mostra preocupação do psiquiatra.

    A mais recente edição do Relatório Mundial sobre Drogas da Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que os problemas decorrentes do consumo de drogas se agravaram em todo o mundo ao longo de 2022. De acordo com os dados, 292 milhões de pessoas consumiram alguma substância psicoativa, um aumento de 20% em dez anos. A consequência: um aumento nos transtornos associados ao uso, conforme destaca o médico psiquiatra Luan Diego.

    “Antigamente era sinalizado que maconha não gerava dependência, mas hoje os estudos apontam, sim, que ela apresenta sintomas que envolvem dependência, como intolerância, o indivíduo acaba necessitando de doses maiores para ter o mesmo efeito, prejuízo social, acadêmico, profissional, porque a maconha, como ela atrapalha aspectos cognitivos, então a atenção desse divido fica afetada, a concentração e as funções de raciocínio podem ficar afetados, então nitidamente isso atrapalha a funcionalidade acadêmica e profissional a partir desse uso crônico”, alerta.

    Recurso no STF

    O advogado especialista em direito penal Marcus Gusmão lembra que apenas a quantidade será o limite para caracterizar o caso de porte para uso individual.

    “A maconha não foi legalizada, apenas o porte para consumo pessoal com quantidades de até 40 gramas e que não tem contexto de tráfico. Essas serão consideradas descriminalizadas”, salienta.

    O STF entendeu que o porte de maconha não é crime e que deve ser caracterizado como infração administrativa, sem consequências penais. Afastando o registro na ficha de antecedentes criminais do usuário. As sanções, nesse caso, seriam advertência sobre os efeitos da maconha e comparecimento à programa ou curso educativo (incisos I e III do artigo 28 da Lei de Drogas) e aplicadas em procedimento não penal.

    No mesmo dia em que o Supremo decidiu descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), determinou a criação de uma comissão especial para discutir a Proposta de Emenda à Constituição 45/23, que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de droga. 

    A PEC 45/23 é oriunda do Senado e já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Se a PEC passar, a criminalização do usuário passa a integrar a Constituição e estará acima da Lei Antidrogas, de acordo com os parlamentares.
     

    Pixel Brasil 61

    Brasil contabiliza mais de 2,4 milhões de casos de dengue
    Aumenta o número de notificações sobre o vírus da Zika no país em comparação a 2022
    Médicos negros são buscados devido à importância da identificação e acolhimento médico
    Brasil registra o maior número de mortes por dengue em 2023
    Realização de transplante de tecido ósseo será realizada por hospital público de Rondônia
    TÓPICOS:porte de maconhastfSupremo Tribunal FederalSupremo Tribunal Federal (STF)

    Inscreva-se para receber as novidades

    Inscreva-se para receber nossas novidades em primeira mão!

    Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

    Ao se inscrever, você concorda com nossos Termos de Uso e reconhece as práticas de dados em nossa Política de Privacidade. Você poderá cancelar sua inscrição a qualquer momento.
    Compartilhe este artigo
    Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram E-mail Copiar link Imprimir
    Compartilhar
    O que você acha?
    Amei0
    Alegre0
    Engraçado0
    Surpreso0
    Triste0
    Indignado0
    Artigo anterior Dólar permanece em alta
    Artigo seguinte Recentemente, a cantora gospel Eyshila lançou "O Tanque de Betesda", sua primeira canção inédita após retornar à gravadora MK Music. Foto: Divulgação. Eyshila lança primeira canção após voltar a MK Music, chamada “O Tanque de Betesda”
    Nenhum comentário

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Anúncio

    Fique conectado com a gente!

    FacebookCurtir
    XSeguir
    PinterestPin
    InstagramSeguir
    YoutubeInscreva

    Últimas Notícias

    Escola judaica em Nova York é alvo de vandalismo com pichações de suásticas com tinta vermelha horas após eleição. Imagem: Twitter/Kalman Yeger/Deputada Nicole Malliotakis
    Escola judaica é alvo de pichações de suásticas em Nova York
    Perseguição Religiosa
    7 de novembro de 2025
    Milhares de jovens lotam culto de oração em Londres, clamando por avivamento na Londres: ''é uma verdadeira resposta de oração''. Foto: Instagram/Joint Prayer Gathering
    Durante culto de oração, 2.200 jovens são atraídos em Londres
    Fé Internacional
    7 de novembro de 2025
    Em meio aos escombros e pertences destruídos em incêndio, foi encontrada uma bíblia intacta, resistindo às chamas em imóvel no RS. Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros Militar de Carazinho
    Após incêndio em apartamento, bombeiros se surpreendem ao achar bíblia intacta
    Fé
    7 de novembro de 2025
    Tribunal da Malásia condena governo a indenização milionária diária por sequestro de pastor e reconhece abuso de poder por agentes policiais. Foto: Portas Abertas.
    Após sequestro de pastor, governo da Malásia terá que pagar custos
    Fé Política
    7 de novembro de 2025
    //

    com mais de 20 anos de experiência, estamos aqui para trazer informação, estudos e entretenimento musical ao povo de Deus.

    Conteúdos

    • Notícias
    • Música Gospel
    • Testemunhos
    • Devocional Diário
    • Mensagem de Reflexão
    • Livros
    • Vida e Estilo

    Outros Links

    • Cadastro
    • Acesso de membro
    • Perfil
    • Redefinir senha
    • Anuncie Aqui
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade

    Assine a nossa newsletter

    Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

    Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

    NT GospelNT Gospel
    Nos Siga nas Redes Sociais
    © 2023 NT Gospel. D E DA SILVA CLICRÁDIO. Todos os Direitos Reservados. Site criado por Diego Elias
    • Anuncie
    • Termos e condições
    • Política de Privacidade
    • Política de Cookies (BR)
    Junte-se a nós!
    Assine nossa newsletter e nunca perca nossas últimas notícias, podcasts etc.

    Verifique sua caixa de entrada ou a pasta de spam para confirmar sua assinatura.

    Zero spam, cancele a inscrição a qualquer momento.
    adbanner
    Bem Vindo de Volta!

    Entre com sua conta

    Usuário ou Endereço de E-mail
    Senha

    Esqueceu a senha?

    Não é membro? Inscrição