Governo estuda ampliação da oferta de vacinas contra a dengue no Brasil
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou no último sábado (3) que o governo está estudando a possibilidade de ampliar a oferta de vacinas contra a dengue no país. Durante a abertura do Centro de Operações de Emergências (COE) contra a dengue em Brasília, Nísia Trindade informou que houve reuniões com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantã para discutir o tema.
Ampliação da oferta de vacinas
A ministra destacou que todo o esforço do governo será direcionado para ampliar a oferta de vacinas contra a dengue. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema de saúde pública. A primeira remessa com aproximadamente 757 mil doses chegou ao Brasil em 20 de janeiro. Outras remessas estão programadas para fevereiro e a previsão é que o país receba 5,2 milhões de doses este ano.
Inicialmente, a vacina será aplicada na população de regiões endêmicas, em 521 municípios, e a pasta já contratou outras 9 milhões de doses para os anos de 2024 e 2025. No entanto, a ministra destacou que a oferta do imunizante não terá impacto imediato no combate à doença.
Centro de emergência
O Ministério da Saúde informou que o COE vai ampliar o monitoramento da situação da dengue no país, para orientar ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e de controle de vetores.
Epidemia local
Nísia Trindade também frisou que a situação da dengue é mais preocupante neste momento em municípios do Acre, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. O período de chuvas e as altas temperaturas no Brasil são o ambiente propício para o aumento das arboviroses, como a dengue.
Prevenção
O Ministério da Saúde reforça que a principal medida de prevenção é a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue. A população também deve receber os agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, que vão ajudar a encontrar e eliminar possíveis criadouros. Além disso, é importante procurar o serviço de saúde mais próximo ao surgirem os primeiros sintomas da doença.
Com as informações do artigo é possível criar a seguinte estratégia de SEO: “Ministra da Saúde anuncia estudo para ampliar oferta de vacinas contra dengue no Brasil, em meio a aumento de casos. Saiba mais sobre as ações do governo no combate à dengue.”
*Com informações da Agência Brasil