A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que em breve será fechado um acordo de parceria de desenvolvimento produtivo entre o laboratório Takeda e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a produção da vacina Qdenga no Brasil. Segundo a ministra, os detalhes do acordo serão divulgados em breve para possibilitar a produção local da vacina.
Ampliação da capacidade de produção
Além do acordo da Fiocruz, Nísia Trindade destacou que será feito um levantamento da capacidade nacional para ampliar a produção do imunizante. Isso inclui não apenas laboratórios públicos, como a Fiocruz, mas também laboratórios privados que possam contribuir para esse aumento da capacidade produtiva.
Vacina contra a dengue do Instituto Butantan
Na mesma entrevista, a ministra informou que o Ministério da Saúde está acompanhando de perto o desenvolvimento da vacina contra a dengue pelo Instituto Butantan. O imunizante encontra-se em fase final de ensaios clínicos, com previsão de submissão do pedido de registro à Anvisa ainda este ano.
A expectativa é que, uma vez aprovada, essa vacina de dose única, após passar pela análise da comissão de incorporação de tecnologias, seja uma resposta importante para a proteção contra a dengue no país.
*Com informações da Agência Brasil