Número alarmante de casos de dengue no Brasil
De acordo com os dados mais recentes do painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde, o Brasil já contabiliza 653.656 casos de dengue, com uma taxa de 321,9 casos a cada 100 mil habitantes, e 94 mortes confirmadas, além de 438 óbitos sob investigação. A situação é alarmante e exige atenção especial das autoridades de saúde e da população em geral.
Cenário da dengue no país
As mulheres representam a maioria das infecções, com 55%, enquanto os homens registram 45%. Em relação às faixas etárias mais afetadas, o grupo de 30 a 39 anos lidera os casos de dengue, seguido pelas faixas de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos. Além disso, alguns estados apresentam números preocupantes, como o Distrito Federal, que registra o maior coeficiente de incidência, seguido por Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás.
Situação da vacinação
A vacinação contra a dengue já teve início em algumas regiões selecionadas pelo Ministério da Saúde. Diversos estados e municípios receberam o lote inicial de vacinas, e a distribuição para os 315 municípios que estão na lista teve início no dia 8 de fevereiro.
Algumas capitais, como o Distrito Federal, Goiás, Campo Grande, Salvador, São Luís e Rio Branco, já deram início à vacinação. Outras, como Natal, João Pessoa e o município de Itaquaquecetuba, em São Paulo, estão previstas para iniciar em breve. No entanto, o estado do Amazonas ainda não divulgou uma data para o início da imunização.
*Com informações da Agência Brasil