Mães Neurodivergentes e a Transformação da Maternidade
Na reta final da Semana Mundial da Amamentação, o Podcast Histórias Raras lança seu novo episódio intitulado “Mães Neurodivergentes”. Nessa edição especial, mães compartilham suas experiências de como a descoberta de um cérebro atípico na vida adulta transformou sua jornada na maternidade.
Os Desafios de uma Maternidade Atípica
Alana Yaponirah, Taís Gollo e Ana Rosa Aguiar são algumas das mães que participam desse episódio. Elas contam como certos aspectos da maternidade, como o desmame, o choro alto do bebê ou o toque excessivo dos filhos, podem ser extremamente desafiadores para uma mãe neurodivergente.
Alana é mãe de João Vitor, de 19 anos, e de Maya, de seis. Em episódios anteriores do podcast, ela falou sobre a descoberta tardia do Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH) aos 43 anos. Agora, Alana compartilha como o diagnóstico influenciou sua maneira de ser mãe.
Taís Gollo, profissional de educação física, recebeu o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Erlhers-Danlos. Ela e seu marido, também autista, têm duas filhas: Lis, de oito anos, e Beatriz, de dois. Em “Mães Neurodivergentes”, Taís relata sua experiência de gestar, parir e amamentar.
Ana Rosa Aguiar, psiquiatra e mãe de Lis, de seis anos, também participa do episódio. Ela descobriu ser neurodivergente, com TEA e Síndrome de Savant, um distúrbio raro e neurocognitivo. Ana Rosa compartilha seu olhar sobre as dificuldades no diagnóstico de mulheres neurodivergentes e a importância desse diagnóstico tardio.
Importância da Semana Mundial da Amamentação
A Semana Mundial da Amamentação de 2023 teve como tema “Possibilitando a Amamentação: Fazendo a Diferença para Mães e Pais que Trabalham”. Entre os objetivos dessa semana, está a informação sobre as perspectivas dos pais trabalhadores em relação à amamentação e à paternidade.
Como Acessar o Podcast Histórias Raras
O podcast Histórias Raras está na segunda temporada e é apresentado por Patrícia Serrão e Leyberson Pedrosa. Os episódios podem ser ouvidos em primeira mão na Radioagência Nacional, onde você encontrará os últimos episódios lançados, transcrições detalhadas e conteúdos complementares.
No Spotify e no Youtube, o Histórias Raras se transforma em videocast, com interpretação simultânea em Libras. A equipe por trás do podcast conta com Patrícia Serrão, Leyberson Pedrosa, Bia Arcoverde, Simone Magalhães, José Maria Pardal e Caroline Ramos.
Não perca a oportunidade de ouvir histórias inspiradoras de mães neurodivergentes e sua jornada única na maternidade. Acesse agora mesmo o episódio “Mães Neurodivergentes” no Podcast Histórias Raras.
*Com informações da Agência Brasil