O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) divulgou um balanço que revela que 75% das córneas transplantadas no estado do Rio de Janeiro em 2023 foram provenientes do seu banco de olhos. No último ano, mais de 560 globos oculares foram captados, marcando um recorde desde a inauguração do banco em 2013.
Demandas e parcerias para ampliar transplantes
Cerca de 4,2 mil pessoas aguardam por transplantes de córnea em todo o estado do Rio de Janeiro. O Into estabeleceu uma parceria com a Central Estadual de Transplantes e o Instituto de Treinamento em Cadáveres Frescos (ITC Rio) com o objetivo de oferecer treinamento para a captação de córneas. Essa iniciativa visa ampliar o número de cirurgias e reduzir o tempo de espera.
Capacitação para profissionais de saúde
O curso de capacitação oferecido pelo Into é dividido em duas etapas, abordando conteúdos teóricos e práticos sobre a captação da córnea. Profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, podem se habilitar para realizar o procedimento, garantindo mais profissionais qualificados na área.
Importância da doação de córneas
A doação da córnea, assim como de qualquer órgão, depende da autorização da família do doador. O Into destaca que o processo de retirada do globo ocular é seguido de uma reconstrução cuidadosa, para que o corpo possa ser entregue aos parentes sem deformações, permitindo um sepultamento digno.
Essas iniciativas e parcerias são essenciais para garantir mais transplantes de córnea no Rio de Janeiro, beneficiando milhares de pessoas que aguardam por essa oportunidade de melhorar a qualidade de vida.
*Com informações da Agência Brasil