O governo de São Paulo lança plataforma de monitoramento da dengue
O governo do estado de São Paulo anunciou nesta terça-feira (6) o lançamento de um Painel de Monitoramento da Dengue, que permitirá aos cidadãos acessar informações em tempo real sobre os casos da doença em todo o território paulista. A plataforma, disponível no link dengue.saude.sp.gov.br, apresenta dados sobre casos notificados, em investigação, confirmados, descartados, dengue grave e óbitos relacionados à doença.
Detalhes do Painel de Monitoramento
Segundo o governo, é possível filtrar as informações por data, município e grupo de vigilância epidemiológica. As secretarias municipais são responsáveis por fornecer os dados sobre os casos, resultados de testes e preenchimento do sistema de notificação, que é alimentado pelo Painel. Atualmente, o Painel registrava 28.808 casos confirmados de dengue desde o início do ano, além de casos com sinal de alarme, dengue grave e óbitos.
Incidência da doença e ações de combate
Os sintomas mais comuns relatados são febre, dor muscular, dor de cabeça, náusea e dor nas costas. Diversos municípios do estado apresentam maior incidência da doença, com casos dos sorotipos 1, 2 e 3 da dengue. Em resposta a essa situação, o governador em exercício, Felicio Ramuth, assinou um decreto que cria o Centro de Operações de Emergências (COE) de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
O COE destinou R$ 200 milhões às prefeituras dos 645 municípios paulistas para combater o mosquito, por meio de investimentos em redes de saúde, ações de limpeza e comunicação. O governador enfatizou a importância do apoio técnico do governo de São Paulo e a liberação de recursos para fortalecer as ações de combate à dengue em todo o estado.
Conclusão
Com a criação do Painel de Monitoramento da Dengue e a atuação do COE, o governo de São Paulo demonstra seu compromisso em combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e tomar medidas efetivas para proteger a população contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo vetor. Com acesso às informações em tempo real, a população e as autoridades de saúde podem tomar as medidas necessárias para prevenir e combater a dengue em todo o estado de São Paulo.
*Com informações da Agência Brasil