Máscaras voltam a ser recomendadas pela UFRJ
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou nesta quarta-feira (16) uma recomendação para que máscaras sejam novamente usadas em ambientes fechados e aglomerações dentro da instituição. O Núcleo de Enfrentamento e Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier) da UFRJ informou que houve um aumento de casos de Covid-19 no Centro de Triagem Diagnóstica para a doença.
“Diante do aumento moderado e progressivo de casos positivos diagnosticados no CTD/Needier e da preocupação com uma nova onda de Covid-19, que já foi constatada em outros países, julgamos prudente alertar e recomendar o uso adequado de máscaras em ambientes fechados e em situações de aglomeração, além da higienização frequente das mãos. É importante ressaltar a importância da testagem em caso de sintomas respiratórios ou contato próximo com casos de Covid-19”, explicou a diretora do Needier, Terezinha Marta Castiñeiras.
O centro de testagem realiza atendimentos diários no Pavilhão Clínico da Cidade Universitária, sem necessidade de agendamento prévio.
Casos da Covid-19 no Rio de Janeiro
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, disponíveis até o dia 8 de agosto, houve uma queda na média móvel de novos casos de Covid-19 na cidade. Em 8 de agosto, a média móvel dos últimos sete dias era de 16 casos diários, enquanto em 8 de julho era de 36 casos. Já em 8 de junho, a média era de 30 casos.
Também houve redução nos casos de síndrome gripal causados por outros agentes infecciosos na cidade, segundo o último boletim InfoGripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz em 3 de agosto.
Segundo a Fiocruz, os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) estão em queda ou estabilidade na maioria do país, incluindo o estado e a capital do Rio de Janeiro.
O boletim informou que a Covid-19 representava 23% dos casos de síndrome gripal com resultado positivo para vírus respiratórios nas últimas quatro semanas epidemiológicas até 3 de agosto.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) informou que, nas últimas quatro semanas epidemiológicas, foram notificados 493 casos de Covid-19 e 12 óbitos causados pela doença no estado. Na última semana, não houve nenhum óbito confirmado.
“Os casos notificados estão distribuídos da seguinte maneira nas semanas epidemiológicas: Semana 32 (6 a 12 de agosto): 115 casos; Semana 31 (30 de julho a 5 de agosto): 151 casos; Semana 30 (23 a 29 de julho): 116 casos; Semana 29 (16 a 22 de julho): 111 casos”, informou a secretaria.
Casos da Covid-19 no mundo
A reportagem da Agência Brasil que noticiou a recomendação da UFRJ também mencionou um aumento de 80% no número de casos de Covid-19 em todo o mundo entre 10 de julho e 6 de agosto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por outro lado, as mortes tiveram uma queda de 57%.
Os dados mostram que diferentes países registraram redução nos casos e óbitos por Covid-19, mas houve aumento de infecções no leste da Ásia e na Oceania, mesmo com a diminuição de mortes.
A OMS ressaltou que os casos relatados não representam com precisão as taxas de infecção devido à redução de testes e relatórios globais. A quantidade de países que reportaram pelo menos um caso à OMS diminuiu desde meados de 2022.
Este artigo foi atualizado com informações sobre os dados da Covid-19 no Rio de Janeiro.
*Com informações da Agência Brasil