A cidade do Rio de Janeiro deu início à vacinação contra a dengue para jovens de 13 a 14 anos, ampliando a cobertura da campanha para toda a faixa etária de 10 a 14 anos, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.
O número de mortes por dengue na cidade aumentou para quatro, com duas vítimas recentes, ambas mulheres residentes na zona oeste do Rio, região com maior incidência da doença.
Adesão à Vacinação
Desde o início da campanha, em fevereiro, foram administradas 48 mil doses da vacina, com a meta de imunizar os 345 mil jovens de 10 a 14 anos na cidade. No entanto, a adesão das crianças de 10 e 11 anos ainda está abaixo do esperado, o que reforça a importância da conscientização dos pais sobre a segurança e eficácia da vacina.
Locais de Vacinação
A vacina Qdenga, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda, está disponível em todas as 238 unidades de atenção primária do município, bem como no Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo e em Campo Grande, na zona oeste.
Para receber a vacina, os menores de idade devem estar acompanhados por um responsável e apresentar documentação. O esquema vacinal é de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.
Casos e Cuidados
Em todo o estado, foram registrados 104,5 mil casos prováveis de dengue e 15 mortes confirmadas. Na cidade do Rio, os casos mais que dobraram em 2024, totalizando 52.865, em comparação com o ano anterior. É fundamental reconhecer os sintomas da doença e adotar medidas preventivas para evitar a propagação do mosquito transmissor.
Os sintomas principais da dengue incluem febre alta, dores de cabeça e no corpo, além de manchas vermelhas na pele. Para proteger-se, é recomendado o uso de repelente, roupas de manga comprida e telas de proteção nas janelas e portas, além de eliminar possíveis criadouros do mosquito.
*Com informações da Agência Brasil