Imagine tentar montar um quebra-cabeça de dez mil peças sem ter a imagem da caixa para se guiar. Seria frustrante, quase impossível. Muitas vezes, tentamos entender a vida e a vontade de Deus dessa forma, tentando adivinhar Seus planos. Mas o apóstolo Paulo nos revela nesta manhã de domingo que Deus não nos deixou no escuro; Ele nos deu acesso à “imagem da caixa”, à Sua própria perspectiva.
‘Quem, pois, conheceu a mente do Senhor, para que o possa instruir?’ Todavia, nós temos a mente de Cristo!
1 Coríntios 2:16 (King James Atualizada)
Paulo começa citando Isaías, com uma pergunta que estabelece a infinita sabedoria de Deus: quem poderia dar conselhos ao Criador? Ninguém. A mente dEle é insondável. Mas então vem a revelação mais espetacular: “Todavia, nós temos a mente de Cristo!”. Isso não significa que somos oniscientes, mas que o Espírito Santo, que habita em nós, nos dá acesso à maneira de pensar de Jesus. Temos acesso aos Seus valores, Suas prioridades e Sua perspectiva. Ter a mente de Cristo é o antídoto para a ansiedade, a confusão e o medo. É a capacidade de avaliar as circunstâncias da nossa semana não com a nossa mente limitada, mas com a sabedoria que vem do alto.
Vamos Orar:
Senhor, que privilégio incrível é saber que temos a mente de Cristo. Perdoa-nos por tantas vezes agirmos segundo nossos próprios pensamentos falhos e ansiosos. Ajuda-nos, pelo Teu Espírito, a acessar essa sabedoria divina, a pensar como Tu pensas e a ver o mundo através dos Teus olhos. Que nossos pensamentos sejam cativos a Ti. Em nome de Jesus, que nos deu Sua mente, amém.