Então Samuel pegou uma pedra grande e a colocou entre as cidades de Mispá e Jesana. Deu à pedra o nome de Ebenézer, pois disse: “Até aqui o SENHOR nos ajudou!”.
1 Samuel 7:12 (NVT)
“Ebenézer” significa “pedra de ajuda”. Samuel ergueu este memorial não apenas para comemorar uma vitória, mas para criar um marco visível da fidelidade de Deus. Era um lembrete poderoso para o povo de que, no meio da batalha, a ajuda do Senhor foi real e presente. A frase “Até aqui o Senhor nos ajudou” é uma declaração de fé baseada na experiência. Ela olha para o passado com gratidão para poder encarar o futuro com confiança.
Em nossas vidas, também precisamos erguer nossos “Ebenézeres”. Quais são as pedras de ajuda que você pode identificar em sua jornada? Um livramento, uma oração respondida, uma provisão inesperada. Recordar esses feitos de Deus é fundamental. Ao olharmos para este ano de 2025 e tudo que já vivemos, podemos afirmar com certeza que foi a ajuda do Senhor que nos sustentou. A lembrança do socorro de Deus no passado é a nossa garantia de que Ele continuará nos ajudando no futuro.
Vamos Orar:
Senhor, eu levanto hoje a minha pedra de ajuda, o meu Ebenézer. Obrigado, porque até este exato momento, o Senhor tem me sustentado e ajudado. Que a memória da Tua fidelidade no passado encha meu coração de fé para crer que o Senhor continuará agindo em meu favor. Em nome de Jesus, amém.