Moisés está perto do fim de sua jornada. Diante dele está a nova geração de Israel, prestes a entrar na Terra Prometida. Olhando para o futuro, ele sabia que eles iriam falhar, pecar e muitas vezes se desviar. Em vez de apenas advertir, Moisés entrega a eles a âncora mais segura que poderiam ter: uma promessa fundamentada não na capacidade do povo de ser fiel, mas no caráter imutável de Deus.
pois Yahweh, o teu Deus, é Deus compassivo; Ele não te abandonará, nem te destruirá, nem desprezará a Aliança que jurou a teus pais.
Deuteronômio 4:31 (King James Atualizada)
Esta promessa se desdobra em três garantias poderosas. Primeiro, “Ele não te abandonará”, mesmo quando nos sentimos sozinhos. Segundo, “nem te destruirá”, pois Sua misericórdia triunfa sobre o juízo que merecemos. E terceiro, “nem desprezará a Aliança”, pois o compromisso dEle é baseado em Seu juramento, não em nosso desempenho. Tudo isso flui de uma única fonte: o fato de que temos um Deus fiel e compassivo. Para nós, essa aliança é selada no sangue de Jesus. Ao encerrar esta semana, descanse seu coração não na sua capacidade de se segurar, mas na certeza de que as mãos de um Deus fiel te seguram.
Vamos Orar:
Pai, obrigado por seres um Deus fiel, mesmo quando somos infiéis. Obrigado porque a Tua promessa não depende de mim, mas do Teu caráter perfeito. Ajuda-me a descansar na Tua presença, a confiar na Tua misericórdia e a me apegar à Tua aliança. Obrigado por Tua fidelidade que não depende da nossa. É no nome de Jesus, a garantia da Tua aliança, que oramos. Amém.