Esta promessa, uma das mais amadas da Bíblia, não foi escrita em um tempo de paz. Jeremias a enviou por carta ao povo de Israel que estava exilado na Babilônia, vivendo como prisioneiro, longe de casa e sem esperança. No meio do seu pior cenário, do seu “fundo do poço”, Deus envia uma palavra não de condenação, mas de um futuro glorioso e cheio de propósito.
‘Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vós’, afirma o SENHOR, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.
Jeremias 29:11 (King James Atualizada)
A nossa segurança não está em nossa capacidade de entender o futuro, mas na sabedoria dAquele que o planejou. Deus afirma que os planos de Deus para nós são de “prosperar” (shalom, paz e bem-estar completo) e não de nos ferir. Mesmo as dificuldades que enfrentamos podem ser usadas por Ele dentro de um plano maior para o nosso bem. O objetivo final dos planos de Deus é sempre nos dar “esperança e um futuro”. Ao encerrar a semana, podemos entregar nossas incertezas e medos, confiando que o Arquiteto do Universo tem em Suas mãos os melhores planos de Deus para nossa vida.
Vamos Orar:
Pai, obrigado porque mesmo quando eu não vejo, o Senhor tem um plano. Perdoa-me pela ansiedade e pelo medo do futuro. Eu escolho confiar na Tua bondade e na Tua soberania. Entrego meus caminhos em Tuas mãos, crendo que os planos de Deus para mim são de esperança. Confiamos que o Senhor está no controle. Em nome de Jesus, em quem todos os Teus planos se cumprem, amém.