A gente acorda na terça-feira e o mundo já nos cobra: seja mais forte, mais inteligente, mais bem-sucedido. Somos ensinados desde cedo a nos orgulhar de nossas conquistas, de nossa força e de nossa sabedoria. Construímos nossa identidade nessas coisas. Mas Deus, através de Jeremias, chega nesta manhã para virar essa pirâmide de valores de cabeça para baixo e nos mostrar onde está a verdadeira fonte de alegria e orgulho.
“Assim diz Yahweh: ‘Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte no seu poder, tampouco o rico nas suas riquezas. Mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, porquanto Eu Sou Yahweh, que pratico a misericórdia, o direito e a justiça sobre a terra, porquanto são essas as coisas que me agradam!’, assevera o SENHOR.”
Jeremias 9:23-24 (King James Atualizada)
Deus não condena a sabedoria ou a força, mas nos adverte a não colocar nelas a nossa glória, pois são passageiras e limitadas. Ele nos convida a encontrar nossa maior alegria e satisfação em algo infinitamente superior: conhecer a Deus. Não se trata de um conhecimento teórico, de apenas saber fatos sobre Ele, mas de um conhecimento íntimo e relacional. É entender o Seu coração, Sua lealdade, Sua justiça. É nesse relacionamento que nosso valor é verdadeiramente afirmado. O convite para hoje é desviar o foco de nossas próprias qualidades e colocar toda a nossa alegria em conhecer a Deus um pouco mais.
Vamos Orar:
Pai, perdoa-nos por tantas vezes nos gloriarmos em nossas próprias forças e conquistas. Tira de nós todo o orgulho e desperta em nosso coração um desejo profundo de Te conhecer mais. Que a nossa única glória, nossa maior alegria e nosso maior tesouro seja o relacionamento contigo. Que a nossa única glória seja o Senhor. Em nome de Jesus, por quem te conhecemos, amém.