A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.”
Salmos 119:105
Quem já andou por uma estrada completamente escura à noite conhece a sensação. A gente anda devagar, com os braços esticados, com medo de tropeçar em uma pedra ou cair em um buraco que não conseguimos ver. Cada passo é cheio de incerteza. A vida, muitas vezes, se parece com essa estrada escura. Decisões a tomar, caminhos a escolher, um futuro incerto pela frente… é muito fácil se sentir perdido, sem saber para onde ir.
É para esse exato sentimento de desorientação que o salmista escreve o versículo mais famoso do maior capítulo da Bíblia. Ele nos apresenta a solução de Deus para a nossa escuridão: a Sua Palavra. E a forma como ele a descreve é de uma sabedoria imensa.
Primeiro, ele diz que a Palavra é “lâmpada que ilumina os meus passos”.
Pense em uma pequena lâmpada a óleo, como as da antiguidade. Ela não ilumina quilômetros à frente, mas projeta uma luz clara exatamente onde você está prestes a pisar. Isso fala sobre o agora. A Palavra de Deus nos dá a orientação precisa para o nosso dia a dia. Como devo reagir a essa ofensa? Que atitude devo ter no meu trabalho hoje? Como posso ser um pai, uma mãe, um filho ou um amigo melhor neste momento? A Bíblia é a lâmpada que nos impede de tropeçar nas pequenas decisões diárias, nos mostrando o próximo passo seguro a dar.
Mas ela não para por aí. Ela também é “luz que clareia o meu caminho”.
Isso já fala do quadro geral, da jornada longa. É como um farol potente que ilumina a estrada à frente, mostrando a direção geral, o destino final. A Palavra de Deus não nos dá apenas instruções para o “hoje”, ela nos dá um propósito para a “vida”. Ela nos responde às grandes perguntas: De onde eu vim? Por que estou aqui? Para onde estou indo? Ela nos mostra o caráter de Deus, Suas promessas eternas e a esperança da glória em Cristo. Ela nos dá um caminho a seguir, uma direção para apontar o coração.
Percebe a beleza disso? Deus nos dá os dois tipos de luz que precisamos. Uma lâmpada para não tropeçarmos agora e um farol para não nos perdermos no futuro. Uma sem a outra seria insuficiente. De que adiantaria saber o destino final se tropeçamos a cada passo? E de que adiantaria andar sem tropeçar, mas sem rumo, em círculos?
A grande questão é: estamos usando essa luz? Uma lâmpada guardada na gaveta não ilumina nada. A Bíblia fechada na estante não clareia caminho algum. A luz da Palavra de Deus só funciona quando nos expomos a ela. Isso significa abrir, ler, meditar, orar sobre o que lemos e, acima de tudo, ter a coragem de obedecer.
Em um mundo com tantas vozes confusas, opiniões e conselhos que nos deixam ainda mais no escuro, Deus nos ofereceu uma fonte de luz pura, divina e infalível. Não ande com medo, tateando na escuridão. Acenda a lâmpada. Deixe que a Palavra de Deus seja a luz para o seu próximo passo e o farol para todo o seu caminho.
Sugestão de Música:
A canção “Tua Palavra”, na inesquecível voz de Aline Barros, é a tradução musical perfeita deste versículo. É um clássico da música gospel brasileira que por décadas tem lembrado os cristãos sobre o poder da Bíblia como guia e luz.