Na antiga Israel, o trabalho de um pastor era de dedicação 24 horas por dia. Ele era responsável por encontrar comida, água, proteger contra predadores e guiar as ovelhas. A única tarefa da ovelha era confiar e seguir seu pastor. Quando Davi, que conhecia bem essa realidade, declara “O Senhor é o meu pastor”, ele usa essa imagem poderosa para nos ensinar sobre a natureza do cuidado de Deus por nós.
O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso.
Salmos 23:1-2 (King James Atualizada)
A declaração “O SENHOR é o meu pastor” é a base de tudo. A partir dessa verdade, três promessas imediatas florescem. Primeira, a da provisão: “nada me faltará”. A ovelha não se preocupa com o amanhã, pois confia no cuidado do pastor. Segunda, a do descanso: “Ele me faz repousar em pastos verdejantes”. O descanso não é em um lugar seco e estéril, mas em um lugar de fartura e segurança. Terceira, a da paz: “Leva-me para junto das águas de descanso”. Ao final de uma semana agitada, o convite do Meu Pastor é para que paremos de lutar sozinhos e nos deixemos ser guiados a um lugar de refrigério para a alma.
Vamos Orar:
Senhor, eu Te reconheço como o Meu Pastor. Obrigado porque em Ti eu tenho tudo o que preciso. Perdoa-me por minha agitação e autossuficiência. Conduze-me a um lugar de descanso e paz neste final de semana. Eu confio no Teu cuidado e na Tua provisão. Nós descansamos em Teu cuidado. Em nome de Jesus, nosso Bom Pastor, amém.