Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
1 Pedro 2:9
Em um mundo que nos pressiona a todo momento a definir quem somos — pelo nosso trabalho, nosso status nas redes sociais, nossos relacionamentos ou nossos bens — é muito fácil se perder. Muitas vezes, construímos nossa identidade sobre areia movediça. Um dia estamos no topo; no outro, uma demissão, o fim de uma amizade ou uma crise financeira nos joga no chão, e já não sabemos mais quem somos.
Mas e se eu te dissesse que Deus te deu uma identidade que não pode ser abalada, roubada ou diminuída pelas circunstâncias? No versículo de hoje, o apóstolo Pedro nos entrega nosso verdadeiro “documento de identidade” espiritual, e ele é muito mais valioso do que qualquer outro.
Vamos olhar para os títulos que Deus te dá em Cristo:
1. Geração Eleita: Em um mundo que muitas vezes nos faz sentir como apenas mais um na multidão, Deus diz que você é “eleito”. Isso significa que você foi escolhido. Sua existência não é um acidente. Antes mesmo de você escolher a Deus, Ele, em Sua infinita graça, já havia escolhido você. Isso não te enche de um senso de valor e propósito? Você foi escolhido por nome pelo Rei do universo.
2. Sacerdócio Real: No Antigo Testamento, apenas os sacerdotes podiam se aproximar de Deus em nome do povo. Hoje, por causa de Jesus, todo aquele que crê é um sacerdote. Você tem acesso direto ao Pai! Não precisa de intermediários para falar com Ele. E não é só isso, você também é “real”, parte da realeza. Como filho do Rei, você carrega uma autoridade espiritual para viver uma vida vitoriosa.
3. Nação Santa: A palavra “santo” aqui não significa ser perfeito, mas “separado para um propósito”. Deus te chamou para ser diferente do mundo. Não para ser estranho ou recluso, mas para refletir o caráter dEle em meio a uma sociedade que O desconhece. Sua vida tem uma missão sagrada: ser um farol da luz de Deus.
4. Povo Exclusivo de Deus: Você pertence a Ele. Você é propriedade particular de Deus, Seu tesouro especial. Pense em como cuidamos de algo que é extremamente valioso para nós. O cuidado, o amor e a proteção de Deus por você são infinitamente maiores. Quando o sentimento de inutilidade ou abandono bater à sua porta, lembre-se: você pertence a Deus.
Mas essa identidade incrível não nos foi dada para inflar nosso ego. Há um propósito claro no final do versículo: “…para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
Nós somos tudo isso para um propósito: sermos testemunhas vivas da transformação de Deus. A nossa vida é o palco onde as grandezas de Deus são anunciadas. Ao vivermos como escolhidos, como sacerdotes, como uma nação santa e como povo de Deus, estamos contando ao mundo a história mais linda que existe: a história de um Deus que nos resgata de uma vida de escuridão e nos transporta para a Sua maravilhosa luz.
Portanto, da próxima vez que você se sentir perdido, rejeitado ou sem valor, pegue este “documento de identidade” espiritual. Leia em voz alta. Você é escolhido, é da realeza, é santo e pertence a Deus. Viva essa verdade e deixe que a sua vida anuncie o quão grande é o Deus que te deu um novo nome e um novo destino.
Sugestão de Música:
A busca pela identidade que só pode ser encontrada em Deus é o tema central da canção “Quem Dizes que eu sou” de Hillsong em Português. A música é uma declaração poderosa de que nossa identidade é definida pela voz de Deus, e não pelo mundo.