A religião pura e verdadeira aos olhos de Deus, o Pai, é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar contaminar pelo mundo.
Tiago 1:27 (NVT)
Se eu te pedisse pra definir um “crente de verdade”, o que você diria? Alguém que vai à igreja, que sabe versículos de cor, que tem uma Bíblia bonita? Tudo isso é bom, mas Tiago, o irmão de Jesus, chega para dar um “zoom” e colocar o foco em coisas bem mais práticas. Ele basicamente nos dá um teste de qualidade para a nossa fé.
O primeiro item do teste é a língua. Se a gente se diz muito espiritual, mas nossa língua é uma metralhadora de fofoca e palavras duras, Tiago diz que nossa religião “não tem valor algum”. Pesado, né? Depois, ele aponta para fora: a fé verdadeira se importa com os necessitados, com “os órfãos e as viúvas”. Uma fé que não se transforma em ação e compaixão é só um discurso vazio. E por último, o foco vai para dentro: “não se deixar contaminar pelo mundo”. É um chamado à santidade no meio da semana, nas nossas escolhas e atitudes.
Vamos Orar:
Senhor, peço que o Senhor examine o meu coração. Perdoa-me se minha religião tem sido apenas de aparências. Ajuda-me a dominar minha língua, a ter um coração compassivo pelos que sofrem e a viver de um modo que não seja contaminado por este mundo. Quero ter uma fé pura e verdadeira aos Teus olhos. Amém.