Mas evite discussões tolas sobre genealogias, bem como contendas e brigas a respeito da lei; são inúteis e perda de tempo.
Tito 3:9 (NVT)
Fim de semana, a gente pega o celular pra relaxar e, quando vê, já caiu numa daquelas ‘tretas’ infinitas nos comentários, né? Uma discussão que suga nossa energia e não chega a lugar nenhum. Pois é, parece que o apóstolo Paulo já estava de olho nisso há quase dois mil anos! O conselho dele para Tito é de uma sabedoria impressionante para os nossos dias: tem briga que não vale a pena comprar.
Ele fala de “discussões tolas” e “contendas” como coisas “inúteis e perda de tempo”. Isso é um recado direto para nós: preserve sua paz! Nem toda discussão precisa da sua opinião. Nem toda polêmica merece a sua energia. Deus nos chama para sermos pacificadores e para focarmos no que edifica. Escolher não entrar em uma briga infrutífera não é covardia, é sabedoria espiritual. É usar o botão “silenciar” para poder ouvir a voz de Deus com mais clareza. Sua paz é preciosa demais para ser gasta com o que não tem valor.
Vamos Orar:
Senhor, dá-me o Teu discernimento para saber quando falar e quando silenciar. Ajuda-me a não desperdiçar meu tempo e minha paz com discussões inúteis, mas a focar naquilo que glorifica o Teu nome e edifica a vida dos meus irmãos. Guarda meu coração e minha mente. Em nome de Jesus, amém.