O que era para ser um tempo de dor e incertezas se transformou em um ministério de esperança. Após inúmeras idas ao hospital com o filho diagnosticado com leucemia, a norte-americana Kristin S. Martin decidiu transformar o sofrimento em propósito. Hoje, ela lidera um ministério que alcança milhares de pessoas nos Estados Unidos com a mensagem do amor de Deus.
Tudo começou quando seu filho, Brady Martin, foi diagnosticado em 10 de junho de 2021 com Leucemia Linfoblástica Aguda Pré-B de Alto Risco. Apenas duas semanas depois, os médicos descobriram uma mutação extremamente rara chamada “Philadelphia Chromosome-Like”, tornando o caso ainda mais delicado. Apenas 65 pessoas no mundo foram identificadas com essa mutação.
Com um tratamento intenso de quatro a seis dias por semana, Brady passou por um transplante de medula óssea que parecia ser sua chance de cura. O doador foi seu irmão gêmeo, Blake. No entanto, oito meses depois, o câncer voltou. A notícia devastou a família, mas também foi o ponto de partida para algo novo.
Nasce o “Way to Battle”
Durante uma conversa com o filho, Kristin sugeriu que, em vez de apenas enfrentar o tratamento, eles encarassem tudo como uma missão. A ideia era ser luz em meio à dor e ajudar outras pessoas que também estavam passando por momentos difíceis.
Foi assim que nasceu o “Way to Battle” (Caminho para a Batalha), um ministério que distribui brinquedos de pelúcia chamados Battle Pups para pacientes, adultos e crianças, que enfrentam diferentes tipos de crises. Cada pelúcia carrega um versículo poderoso: Salmo 18:39 — “Tu me revestiste de força para a batalha; fizeste cair aos meus pés os que se levantavam contra mim.”
O gesto começou de forma simples: Brady presenteou uma criança com um unicórnio rosa e outros três pacientes com ursos de pelúcia. A alegria dessas ações se espalhou rapidamente e o que era uma simples iniciativa familiar, logo ganhou proporções maiores. Desde então, mais de 70 mil brinquedos já foram distribuídos nos EUA.
Transformando dor em propósito
Kristin contou que, no início, pensou que os cães de pelúcia seriam apenas para crianças com câncer, mas Deus mostrou que o propósito ia muito além. O ministério passou a alcançar sobreviventes de traumas, vítimas de tiroteios, pessoas afetadas por desastres naturais e até famílias de pacientes com doenças neurológicas.
“A dor pela qual passamos deu à luz uma missão dentro de nós”, afirmou Kristin, que escreveu um livro com o testemunho da família: Through the Battle: One Family’s Journey of Fighting for Joy (“Através da Batalha: A Jornada de uma Família Lutando pela Alegria”).
Segundo o AG News, hoje, Brady está há mais de dois anos livre do câncer. A família inteira participa do ministério: Kristin e seu esposo Chris, os filhos Blake, Aubrey e Cooper, e claro, Brady. A meta para este ano é distribuir 25 mil pelúcias, espalhando consolo e o amor de Jesus a quem precisa.
“Quando confiamos em Deus em meio à dor, Ele transforma nosso sofrimento em testemunho. Ele pega as cinzas e faz nascer esperança”, declarou Kristin, emocionada.