Madagascar – Refomeo, um homem do povo Bara, um grupo não alcançado em Madagascar, que cresceu praticando o animismo e se tornou um feiticeiro e ladrão de gado na vida adulta, teve sua vida completamente transformada após um encontro com Jesus Cristo. Além de envolver-se com o ocultismo, Refomeo era conhecido por perseguir os cristãos locais.
Em um depoimento compartilhado pelo missionário brasileiro Luis Fernando Basso, Refomeo revelou a intensidade do seu ódio: “Eu não sabia da existência de Deus, o Criador. Devido à minha falta de conhecimento de Deus, eu perseguia os crentes que moravam na minha região. Eu era um homem que odiava os cristãos. Eu os detestava tanto que procurava fazer o mal a eles. A minha meta era destruir a Igreja na minha região”.
Vivendo sem Deus, ele praticava todo tipo de maldade. “Roubava gado, bebia, praticava feitiçaria, essa era a minha vida sem Deus. Eu sei que fiz muito mal”, afirmou.
A Busca por Cura
Certo dia, Refomeo adoeceu gravemente. Conforme a tradição do povo Bara, ele buscou a cura com feiticeiros e também em hospitais, mas sem sucesso. A doença se agravava, e ele chegou “a ponto de morrer”.
Desesperado, ele foi levado a uma pequena igreja local, apoiada pelo casal de missionários brasileiros Fernando e Janaine Basso. “Uma pessoa me levou àquela igreja que eu detestava. Eu pensava que não precisava de Deus, mas meu corpo definhava”, relembrou.
Neste culto, o ex-feiticeiro foi curado física e espiritualmente, aceitando Jesus como seu Salvador e abandonando o ocultismo. “Encontrei cura física e espiritual. Eu sei que muitos estão impressionados, hoje sou uma nova pessoa! Fui curado e transformado. Não sou o mesmo homem, sou um seguidor de Jesus”, testemunhou.
Novo Propósito
Com a vida transformada, Refomeo agora deseja que outros Baras, que ainda vivem no animismo e na feitiçaria, encontrem o Deus verdadeiro.
“Eu sei que ainda existem muitas pessoas do meu povo que não conhecem Deus. Quero falar para eles, especialmente para os da minha vila, que venham para o novo caminho, somente [em Cristo] temos vida. Fujam das coisas más, se vocês não se arrependerem, vão perecer”, declarou.
Ele enfatizou a sua redenção: “Meu passado foi perverso, mas fui transformado. Jesus me curou e me salvou e, por causa dele, hoje tenho a vida eterna. Quando aqueles que confiam em Jesus deixarem essa vida, irão para o Céu”. Refomeo ainda fez questão de ressaltar que “Jesus não vem do homem branco, nem é cultura da tribo das cidades, mas vem do Deus criador”.
Missão em Madagascar
Há 11 anos, os missionários Fernando e Janaine Basso, com o apoio da Missão Zero e da MIAF (Africa Inland Mission), têm levado o Evangelho ao povo Bara, um grupo seminômade, criador de gado e agricultor, que vive no sul de Madagascar, profundamente envolvido com a religião animista e a feitiçaria.
Segundo o guiame, uma das estratégias centrais da missão para alcançar o povo Bara — que possui uma forte tradição oral, 90% de analfabetismo e ainda não tem a Bíblia completa traduzida — é a exibição do filme “Jesus”. Desde 2017, essa abordagem já permitiu evangelizar 419 vilas, impactando mais de 100 mil pessoas.