O que era para ser um castigo se tornou a porta de entrada para uma nova vida para Gebah, um ímã muçulmano condenado por fraude telefônica. Dentro da Prisão Central de Monróvia, na Libéria, ele ensinava diariamente mais de 50 crianças a rejeitar o cristianismo. Sua história, no entanto, tomou um rumo inesperado após uma experiência sobrenatural.
A experiência sobrenatural na prisão
Gebah teve um sonho em que um homem tirava o Alcorão de suas mãos e o substituía por uma Bíblia, dizendo: “Isso é bom, para você e para as crianças”. Ele se apresentou como “a luz” e disse que queria sua amizade. Atordoado, Gebah acordou em sua cela e compartilhou o sonho com outros presos, que tentaram tranquilizá-lo.
Dois dias depois, o sonho se repetiu. Impactado pela experiência, ele decidiu se converter ao cristianismo. “Senhores, este sonho não é um sonho. Então, hoje, estou deixando tudo. Não sou mais muçulmano. Cristo me pediu para ser seu amigo”, testemunhou ele para os outros presos.
A jornada de fé e a nova missão
Por segurança, Gebah foi transferido e, nesse novo local, conheceu dois pastores do Projeto Esperança, uma iniciativa da missão Samaritan’s Purse. O programa oferece discipulado bíblico e treinamentos vocacionais. Lá, Gebah começou a estudar a Bíblia e a entender quem era a figura que o visitava em seus sonhos.
“O Projeto Esperança está realmente transformando vidas. Estou experimentando graça, paz e alegria. A aula de discipulado nos ensinou quem é Cristo e como segui-lo. Jesus é o único caminho para a salvação”, disse ele.
Durante seis meses, ele cresceu espiritualmente e foi capacitado para operar sistemas de poços instalados na prisão. Ao ser liberto, usou esse conhecimento para conseguir renda, além de receber apoio para moradia e alimentação até se restabelecer. Uma igreja parceira o acolheu e ele continuou a crescer em sua fé.
Vivendo um novo propósito
Gebah vê sua prisão não como um castigo, mas como um plano de Deus: “O próprio Deus me prendeu. Ele tinha um plano especial para mim”, afirmou.
Segundo a Samaritan’s Purse, apesar da rejeição de sua antiga comunidade muçulmana, Gebah vive em paz e com uma nova missão: alcançar aqueles que um dia liderou contra o cristianismo. “Os cristãos são as melhores pessoas para se conviver. Se reconciliar com Deus e com os outros, valeu a pena”, concluiu ele, citando Romanos 5:10 e afirmando que tem 100% de certeza de sua salvação em Cristo.