Jônatas Menezes Monteiro, nascido e criado em um lar cristão em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, enfrentou um período sombrio de sua vida que o levou aos mais abismos da miséria e do vício. Adolescente, ele se afastou dos princípios que lhe foram ensinados e mergulhou em um mundo de drogas e desespero, perdendo-se por treze longos anos nas ruas.
“Conheci primeiro o álcool, depois, a maconha e a cocaína, até chegar ao crack. Morei nas ruas diversas vezes, até não aguentar mais e pedir ajuda para o missionário Pr. Raone, que é meu primo”, relatou em entrevistas à Junta de Missões Nacionais.
Foi em 31 de março de 2015 que a trajetória de Jônatas começou a mudar. Encaminhado pelo primo para a Cristolândia, projeto de recuperação da Igreja Batista, ele encontrou acolhimento, amor e, mais importante, o caminho de volta para Deus.
Ali, Jônatas encontrou a redenção em Cristo e, em 6 de outubro daquele ano, selou seu compromisso com o Senhor através do batismo. Sua jornada de restauração foi marcada por uma transformação profunda, impulsionada pelo poder do Evangelho.
Atualmente
Na Cristolândia, todas as áreas de sua vida foram restauradas: ele concluiu o ensino médio, cursou Teologia e encontrou o amor em Ane Caroline, missionária com quem se casou em dezembro de 2020.
Guiado pela mão de Deus, Jônatas sentiu o chamado para o ministério e, em 23 de março deste ano, foi ordenado ao pastorado na Primeira Igreja Batista em Betim, Minas Gerais.
Segundo o guiame, hoje, ele e sua esposa servem como gestores na Cristolândia Betim–MG – Fase 2, testemunhando diariamente sobre a graça e a misericórdia divina que transformaram sua vida e o confiaram com um ministério de restauração e esperança para outros que enfrentam batalhas semelhantes.
“Agradeço a Deus pela graça e misericórdia para com a minha vida e por ter me confiado o ministério”, declarou Jônatas, celebrando a nova vida que encontrou em Cristo e o privilégio de servir ao Rei dos reis.