Brasil pode se juntar a grupo de países produtores e exportadores de petróleo

2 min de leitura

O Brasil avalia convite para entrar na Opep+

O Brasil recebeu o convite para entrar na Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+), grupo de 23 países produtores e exportadores de petróleo. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, está analisando a questão, segundo informou a pasta.

A importância da Opep

Criada em 1960, a Opep tem o objetivo de estabelecer uma política comum em relação à produção e à venda de petróleo. Ela reúne 13 grandes produtores de petróleo, como Arábia Saudita, Irã, Kuwait, Venezuela, entre outros.

O papel da Opep+

A Opep+, formada em 2016, agrega mais dez países, incluindo a Rússia e Arábia Saudita. O grupo se reúne regularmente para decidir a quantidade de óleo bruto que será comercializada no mercado mundial, exercendo assim grande influência sobre os preços e a oferta de petróleo.

O Brasil no cenário mundial de produção de petróleo

Com uma produção de 3,672 milhões de barris de petróleo por dia, o Brasil é o nono maior produtor de petróleo do mundo e o primeiro da América Latina. No entanto, os três principais produtores – Estados Unidos, Rússia e Arábia Saudita – respondem por mais de 40% da produção global.

Ser membro da Opep+ poderia proporcionar ao Brasil uma maior influência na gestão dos preços e na regulação da produção de petróleo a nível mundial, oferecendo assim benefícios importantes para o mercado nacional e internacional.



*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe este artigo
Por Redação
Seguir:
Este perfil é de um cadastro geral e não está relacionado a um redator em específico. Os administradores do portal publicam as novidades diárias através deste perfil.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile