Fortaleza é afetada por um novo episódio de falta de energia elétrica

3 min de leitura

Novo apagão na região metropolitana de Fortaleza

No último sábado (19), durante a madrugada, ocorreu mais um apagão no fornecimento de energia elétrica na região metropolitana de Fortaleza. A falta de energia durou cerca de uma hora e meia, sendo restabelecida por volta das 6h da manhã. A causa do apagão ainda está sendo investigada.

Transtornos no trânsito e falta de semáforos

A falta de energia no início da manhã causou transtornos no trânsito. Com os semáforos desligados, diversos bairros da capital cearense enfrentaram engarrafamentos.

Causas do apagão e posicionamento das empresas

De acordo com a Enel, empresa responsável pela distribuição de energia no Ceará, a interrupção foi causada pelo desarme da linha de transmissão da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), subsidiária da Eletrobras. A oscilação na rede fez com que o sistema fosse desligado como medida de proteção.

Por sua vez, a Eletrobras informou que a falha ocorreu na parte da linha compartilhada que pertence à Enel e não a eles. A empresa declarou que o problema foi no setor de 69kV, que está sob a responsabilidade da Enel Ceará.

Essa não é a primeira vez que ocorrem apagões na região. Recentemente, outro problema no fornecimento de energia afetou Fortaleza e outras regiões do país. Dessa vez, a falha ocorreu em uma linha localizada em Quixadá, também no Ceará, pertencente à Chesf.

A Enel Distribuição Ceará se pronunciou informando que após o desarme na linha da empresa transmissora que atende o Ceará, sua própria linha de transmissão de 69 KV também foi desligada, causando a interrupção no fornecimento de energia. Porém, a energia foi gradativamente restabelecida em pouco mais de uma hora.

A Eletrobras, por sua vez, esclareceu que o desligamento foi provocado por um defeito na subestação Pici II, em um setor de responsabilidade da Enel Ceará. A subestação é compartilhada entre a Eletrobras Chesf e a distribuidora Enel Ceará. O setor de 69kV, onde ocorreu o problema, é de responsabilidade da Enel Ceará.



*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe este artigo
Seguir:
Este perfil é de um cadastro geral e não está relacionado a um redator em específico. Os administradores do portal publicam as novidades diárias através deste perfil.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile