IBGE atualiza para 3% o PIB de 2022

2 min de leitura

Revisão do IBGE aponta crescimento de 3% do PIB em 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou para cima o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022. A revisão aponta que o crescimento foi de 3%, em vez dos 2,9% divulgados anteriormente, uma diferença de 0,1 ponto percentual. As mudanças foram anunciadas junto com os resultados do terceiro trimestre de 2023, nesta terça-feira (5) no Rio de Janeiro. A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, explicou que a diferença na revisão se deve à mudança de pesos do Sistema de Contas Nacionais e à incorporação de novos dados. Ela afirmou que a revisão foi feita com base em dados primários, como a pesquisa industrial mensal e a de serviços, além de pesquisas estruturais da agropecuária e dados externos financeiros, de seguros e de saúde.

Revisão das Contas Nacionais

Segundo o IBGE, a revisão das Contas Nacionais Trimestrais é realizada anualmente e incorpora novos pesos das Contas Nacionais Anuais de dois anos anteriores. As atualizações nas séries de dados e aperfeiçoamentos metodológicos também são feitos nesse momento. As séries foram revisadas com base nos resultados anuais definitivos para 2021 e tendo como referência 2010.

A coordenadora Rebeca Palis ressaltou que a principal revisão de 2022, pelo lado da oferta, foi na agropecuária, com a queda passando de 1,7% para 1,1%. Já pelo lado da demanda, as despesas de consumo do governo tiveram a maior variação, saindo de 1,5% para 2,1%. Essa revisão está relacionada a dados de saúde, que tiveram grandes revisões para trás, impactando as despesas do governo. Com os dados já recalculados, o IBGE calculou o crescimento do terceiro trimestre de 2023.



*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe este artigo
Por Redação
Seguir:
Este perfil é de um cadastro geral e não está relacionado a um redator em específico. Os administradores do portal publicam as novidades diárias através deste perfil.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile