IBGE estima que safra em 2024 será 2,8% menor do que deste ano.

2 min de leitura

Previsão da safra agrícola brasileira em 2024

De acordo com a primeira estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a safra brasileira de grãos, cereais e leguminosas em 2024 é esperada atingir 308,5 milhões de toneladas. Essa previsão representa uma diminuição de 2,8%, equivalente a 8,8 milhões de toneladas a menos, em comparação com a safra estimada para este ano, que é de 317 milhões de toneladas. As projeções foram divulgadas pelo IBGE com base no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) realizado em outubro e revelam uma queda na produção que deve ser impulsionada principalmente pelas lavouras de soja e milho.

Projeções por culturas

Para o próximo ano, a previsão é de uma redução de 1,3% na produção de soja, o que corresponde a uma diminuição de 2 milhões de toneladas, e de 5,6% na produção de milho, representando 7,3 milhões de toneladas a menos. Além disso, ambas as culturas também devem registrar uma diminuição na área colhida, com uma queda de 0,6% para a soja e 0,4% para o milho. Segundo o pesquisador do IBGE, Carlos Barradas, o atraso no plantio devido ao excesso de chuvas na Região Sul e ao tempo seco no Norte pode impactar a colheita e o plantio da segunda safra, trazendo maior insegurança climática.

Por outro lado, a cultura do arroz deve ter uma alta de 2,5% na produção, acompanhada por um aumento de 4,5% na área colhida.

Análise da safra de 2023

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de outubro indicou que a safra agrícola de 2023 atingiu 317 milhões de toneladas, estabelecendo um novo recorde. Isso representou um aumento de 20,6% em relação ao ano anterior, com destaques para as altas de produção nas lavouras de soja (27%) e milho (19,5%), e uma queda na produção de arroz (4%).



*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe este artigo
Seguir:
Este perfil é de um cadastro geral e não está relacionado a um redator em específico. Os administradores do portal publicam as novidades diárias através deste perfil.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile