IGP-M, conhecido como inflação do aluguel, registra queda de 0,52% em fevereiro

2 min de leitura

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), também conhecido como “inflação do aluguel”, apresentou uma queda de 0,52% em fevereiro. De acordo com dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o índice acumula uma retração de 3,76% nos últimos 12 meses.

Alimentos contribuem para índice de inflação negativo

O coordenador dos Índices de Preços da FGV, André Braz, explicou que mesmo com os efeitos do fenômeno climático El Niño prejudicando algumas safras no Brasil, os preços dos alimentos foram um dos fatores responsáveis pela inflação negativa. Braz destacou que não houve uma redução generalizada na produção agrícola nacional e que a ampliação da oferta global de grãos ajudou a conter a pressão inflacionária nos preços dos alimentos no país.

Em específico, os mercados da soja e do milho tiveram quedas expressivas nos preços para os produtores, influenciando as dinâmicas de oferta e demanda no mercado global. O óleo de soja também teve uma redução de 13,97%, contribuindo para segurar a inflação.

Componentes do IGP-M e sua influência

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) é composto por três componentes principais. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a inflação para os produtores, apresentou uma queda de 0,90%. Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que analisa o custo de vida das famílias, teve um aumento de 0,53%. Por fim, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou uma variação positiva de 0,20%.

O IGP-M é bastante utilizado para reajustar anualmente os contratos de aluguel e também serve como indexador para contratos de diversos serviços, como energia elétrica, telefonia, educação e planos de saúde.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe este artigo
Seguir:
Este perfil é de um cadastro geral e não está relacionado a um redator em específico. Os administradores do portal publicam as novidades diárias através deste perfil.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile