Marina Silva reafirma sua posição em favor do desmatamento zero no Cerrado

2 min de leitura

Ministra Marina Silva defende desmatamento zero no Cerrado

A ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva, participou da abertura oficial do 10º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, onde reiterou sua defesa pela busca do desmatamento zero no bioma.

O Cerrado e o desmatamento acelerado

Conhecido como o “berço das águas”, o Cerrado abriga as nascentes de três bacias hidrográficas do continente, mas tem sofrido com desmatamento acelerado nas últimas décadas, especialmente devido à expansão agropecuária na região. Segundo estudo da Universidade de Brasília (UnB), o bioma perde sua vegetação nativa cinco vezes mais rápido do que a Amazônia.

A legislação atual e a preservação do Cerrado

De acordo com a legislação atual, as propriedades privadas no Cerrado devem preservar 20% do território com a cobertura original. Marina Silva ressaltou que a natureza não faz distinção entre áreas legais e ilegais, e cabe a nós decidir o que é melhor para preservar os interesses ambientais.

Consulta pública para prevenção do desmatamento no Cerrado

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lançou a consulta pública do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Bioma Cerrado (PP Cerrado). A população pode participar até o dia 12 de outubro. O plano inclui programas para impulsionar a bioeconomia, ampliar a fiscalização e destinar terras públicas para a proteção e uso sustentável dos recursos naturais.

Evento com presença de ministros

O encontro contou com a presença dos ministros Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas, que também participaram das discussões sobre a preservação do Cerrado.



*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe este artigo
Seguir:
Este perfil é de um cadastro geral e não está relacionado a um redator em específico. Os administradores do portal publicam as novidades diárias através deste perfil.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile