Vendas no varejo caem 0,3% em outubro, afirma IBGE

3 min de leitura

Análise da Queda nas Vendas do Comércio Varejista em Outubro

O volume de vendas do comércio varejista apresentou uma queda de 0,3% em outubro deste ano, em comparação com o mês anterior, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE. Esta queda ocorreu após uma alta de 0,5% em setembro, refletindo um retorno ao comportamento anterior a 2020, com números ainda mais tímidos do que o padrão pré-pandemia.

O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, explicou que as variações estão próximas a zero desde fevereiro, com exceção de alguns meses, e que o cenário de médio prazo apresenta uma perspectiva positiva, com crescimento nos acumulados do ano e em 12 meses.

Neste cenário, o comércio apresentou resultados positivos em outras comparações, com um aumento de 0,1% na média móvel trimestral, 0,2% na comparação com outubro do ano passado, 1,6% no acumulado do ano e 1,5% no acumulado de 12 meses.

Principais Resultados por Segmento

Na passagem de setembro para outubro, a queda de 0,3% foi impulsionada por recuos em cinco das oito atividades pesquisadas pelo IBGE. Destacam-se os recuos em equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, tecidos, vestuário e calçados, hiper/supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, combustíveis e lubrificantes e móveis e eletrodomésticos.

Por outro lado, apenas três atividades do varejo tiveram alta no mês: livros, jornais, revistas e papelaria, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e outros artigos de uso pessoal e doméstico.

Além disso, a receita nominal do varejo recuou 0,1% na comparação com setembro deste ano, mas cresceu 1,9% em relação a outubro de 2022, 4% no acumulado do ano e 5,1% no acumulado de 12 meses.

Varejo Ampliado

Os setores de veículos, peças e materiais de construção, que são considerados varejo ampliado, apresentaram resultados distintos em outubro. Os veículos, motos, partes e peças tiveram um aumento de 0,3% em relação ao mês anterior e acumulam altas de 10,5% na comparação com outubro do ano passado, 7,3% no acumulado do ano e 5,4% no acumulado de 12 meses.

Já os materiais de construção tiveram altas de 2,8% na comparação com setembro e de 6,4% em relação a outubro de 2022. No entanto, acumulam quedas de 2,1% no ano e de 3,4% no acumulado de 12 meses.

Utilize este guia prático sobre análise de dados em Python para aprender conceitos fundamentais da linguagem de programação.

Agora que você já leu sobre a situação do comércio varejista, confira um guia prático de análise de dados em Python para se aprofundar nesta ferramenta essencial.

Clique aqui para ler o guia.



*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe este artigo
Por Redação
Seguir:
Este perfil é de um cadastro geral e não está relacionado a um redator em específico. Os administradores do portal publicam as novidades diárias através deste perfil.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile