Comércio varejista segue estável em novembro
De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo IBGE, as vendas no comércio varejista no país variaram apenas 0,1% em novembro do ano passado. Essa é a segunda vez consecutiva que o indicador demonstra estabilidade, já que em outubro a variação foi de -0,3%. No acumulado do ano, as vendas chegaram a 1,7%, e nos últimos 12 meses, a 1,5%.
Resultados das atividades no comércio
Dos oito setores analisados, seis tiveram resultados positivos em novembro. Os principais impactos sobre o índice geral vieram de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (18,6%), móveis e eletrodomésticos (4,5%) e tecidos, vestuário e calçados (3%). Segundo o gerente da pesquisa, o fator que mais contribuiu para o desempenho dos equipamentos e material para escritório, informática e comunicação foi a depreciação do dólar, que recuou 2,5% em novembro.
Black Friday influencia as vendas
De acordo com o IBGE, a Black Friday, que acontece no fim de novembro, foi um dos fatores que influenciou as vendas. Quatro atividades são diretamente impactadas por esse evento: tecidos, vestuário e calçados; móveis e eletrodomésticos; equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; e outros artigos de uso pessoal e domésticos.
Atividades em queda
As únicas atividades que registraram queda foram livros, jornais, revistas e papelaria (-1,5%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,6%). Segundo o gerente da pesquisa, a atividade de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria teve um ano forte, acumulando alta de 4,3%.
Com o aumento no rendimento real e na ocupação, algumas pessoas podem estar direcionando seu dinheiro para o pagamento de dívidas e evitando o consumo”, completou o gerente da pesquisa.
*Com informações da Agência Brasil