Ministro confirma fechamento da fronteira entre Gaza e Egito
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou nesta sexta-feira (10) o fechamento da fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, impedindo que um grupo de 34 brasileiros deixasse o local.
Autorização para retorno ao Brasil
Após mais de um mês do início do conflito, o grupo finalmente havia recebido autorização para retornar ao Brasil. No entanto, o fechamento da fronteira impediu a saída dos brasileiros.
Esforços do governo brasileiro
Mauro Vieira afirmou que o governo brasileiro mantém “contatos reiterados” com todas as partes envolvidas no conflito e afirmou esperar que os nomes sejam autorizados a cruzar a fronteira o mais rápido possível.
Complexidade da passagem de Rafah
O ministro destacou a complexidade da passagem de Rafah, que fica aberta apenas durante algumas horas por dia. Ele ressaltou que há um entendimento entre as partes de que inicialmente passam ambulâncias com feridos, e só depois disso os nacionais de outros países são autorizados a passar.
Os 34 brasileiros em Gaza enfrentam dificuldades para deixar a região devido ao fechamento da fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. Apesar dos esforços do governo brasileiro, a situação permanece complicada devido à complexidade da passagem de Rafah, que tem impacto na autorização para a saída do grupo de brasileiros.
*Com informações da Agência Brasil