O presidente do Paraguai, Santiago Peña, reiterou sua promessa de transferir a embaixada paraguaia para Jerusalém, compromisso feito desde sua posse em 2023. Em seu discurso na Conferência do WJC (World Jewish Congress) em Buenos Aires, Peña destacou o fortalecimento dos laços entre Paraguai e Israel, anunciando que em breve serão inauguradas embaixadas em Jerusalém e Assunção.
Durante a conferência, Peña afirmou: “Continuamos fortalecendo a posição internacional de Jerusalém como a capital eterna do Estado de Israel.” Esse evento, organizado pelo Congresso Judaico Mundial, reuniu líderes judeus para discutir questões como o combate ao antissemitismo e a preservação da memória do Holocausto, além de marcar os 30 anos do ataque terrorista à AMIA em Buenos Aires.
Agradecimentos de Israel
Eli Cohen, ministro das Relações Exteriores de Israel, agradeceu a Santiago Peña pela decisão e seu apoio a Israel. Em sua mensagem, Cohen destacou a importância das palavras de Peña, que declararam solidariedade ao povo judeu. A organização Stand With Israel também celebrou o anúncio, reforçando o gesto do Paraguai como um apoio significativo à história e ao povo judeu.
Conferência do WJC
A cúpula do WJC deste ano, intitulada “Construindo um Futuro Mais Forte: 30 Anos Após o Bombardeio da AMIA”, foi co-patrocinada pelo Congresso Judaico Latino-Americano, AMIA e DAIA. Este evento global, o primeiro desde os ataques de 7 de outubro e o recente conflito em Gaza, visou demonstrar um compromisso firme no combate ao terrorismo e ao antissemitismo.