Dezembro Vermelho: Dados preocupantes sobre HIV/aids e sífilis no Brasil
De acordo com dados recentes do Ministério da Saúde, o Brasil vem registrando uma queda nos casos de HIV/aids, porém, entre homens de 15 a 29 anos, a situação é preocupante, com um aumento significativo no índice de infectados. Além disso, a pasta também registra um crescimento nos casos de sífilis em homens, mulheres e gestantes. Diante desse cenário, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) está promovendo a campanha Dezembro Vermelho, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra o HIV/aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A importância da prevenção
A diretora de Comunicação da SBU, Karin Jaeger Anzolch, ressalta que as ISTs podem causar sérias complicações, como lesões nos órgãos genitais, infertilidade, doenças neurológicas e cardiovasculares, além de aumentar o risco de câncer de útero e de pênis. Durante o mês de dezembro, a SBU está promovendo diversas ações de conscientização, incluindo lives, posts e vídeos nas redes sociais (@portaldaurologia), a fim de esclarecer as principais dúvidas sobre as ISTs.
Vacinação contra o HPV
Apesar do SUS oferecer a vacinação contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos, a cobertura da segunda dose ainda é baixa, especialmente entre os meninos. A diretora da SBU, Karin Jaeger Anzolch, destaca a importância da vacinação contra o HPV, que é responsável por cerca de 50% dos cânceres, incluindo o câncer de colo de útero, ânus, vulva, vagina, orofaringe e pênis. A vacina está disponível no SUS, mas a cobertura ainda está longe da meta recomendada de 95%.
Sintomas e estatísticas
As ISTs podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, e muitas vezes podem ser assintomáticas, o que dificulta o diagnóstico precoce. Dados do Boletim Epidemiológico de HIV/aids 2022 do Ministério da Saúde revelaram um aumento nos casos de HIV entre os homens de 25 a 29 anos e uma maior incidência entre as mulheres de 40 a 44 anos. Além disso, o Boletim Epidemiológico Sífilis 2023 apontou um aumento nos casos de sífilis adquirida e congênita em todo o país, com destaque para as regiões Sudeste e Nordeste.
Conscientização e prevenção
A SBU ressalta a importância da conscientização, do acesso facilitado a testes e tratamentos, do fortalecimento do pré-natal e da ampliação da vigilância epidemiológica para combater o avanço das ISTs no Brasil. A prevenção continua sendo a melhor forma de evitar essas infecções, sendo o uso do preservativo e a vacinação contra o HPV medidas essenciais nesse processo.
Diante desse cenário, é fundamental que a população esteja ciente dos riscos das ISTs e busque se informar e se prevenir adequadamente. A SBU está empenhada em promover a conscientização e a prevenção, visando reduzir a incidência dessas infecções e seus impactos no Brasil.
*Com informações da Agência Brasil