DF aplicará multas em caso de descarte irregular de lixo para combater a dengue

3 min de leitura

Governo do Distrito Federal aplicará multas a quem jogar lixo nas ruas

O governo do Distrito Federal (GDF) vai aplicar multas a quem jogar lixo nas ruas de maneira inadequada como parte das ações de combate à dengue. De acordo com o governo, o descarte irregular de lixo e entulho em locais inadequados prejudica toda a população e favorece a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, especialmente durante o período chuvoso.

Fiscalização e Ações

O GDF destacou que agentes da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) estão fiscalizando pontos de despejo irregular, lotes sujos e até mesmo quem coloca lixo orgânico fora do dia e do horário predeterminado pela coleta do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Equipes das administrações regionais e do próprio SLU também percorrem as ruas do Distrito Federal coletando lixo e entulho descartados de forma irregular.

Multas e Punições

A punição para aqueles que insistirem em jogar lixo nas ruas varia de notificações a multas que vão de R$ 2.799 até dez vezes esse valor, ou seja, R$ 27.799. No caso de descarte de resíduos da construção civil em áreas públicas, por exemplo, o valor da multa varia de acordo com a quantidade do material. Moradores serão notificados para remover o lixo em um prazo de cinco dias, e em caso de descumprimento, a multa será aplicada.

Números e Estatísticas

Dados do GDF mostram que, em 2023, foram efetuadas 11.940 vistorias relacionadas ao descarte irregular de resíduos da construção civil e volumosos, resultando em 1.745 notificações e 216 multas. Em relação ao descarte irregular de resíduos sólidos domiciliares, foram feitas 5.782 vistorias, aplicadas 1.452 notificações e lavradas 24 multas. O governo informou contar com denúncias da população via Ouvidoria (Disque 162) ou pelo site Participa DF.

É fundamental que a população se conscientize sobre a importância do descarte correto de lixo, evitando assim problemas de saúde pública e a proliferação do mosquito transmissor da dengue. A colaboração de todos é essencial para manter as ruas limpas e seguras para todos.



*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe este artigo
Por Redação
Seguir:
Este perfil é de um cadastro geral e não está relacionado a um redator em específico. Os administradores do portal publicam as novidades diárias através deste perfil.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile