Governo disponibilizará vacina contra dengue para municípios adicionais

2 min de leitura

Vacinas contra dengue serão distribuídas para mais municípios

O Ministério da Saúde anunciou que mais 29 municípios receberão doses de vacinas contra a dengue nos próximos dias, completando a lista de 521 cidades selecionadas para imunização até a primeira quinzena de março. Até o momento, 492 municípios já receberam as doses.

Vacinação voltada para crianças de 10 e 11 anos

A campanha de vacinação contra a dengue teve início este mês e é direcionada para crianças de 10 e 11 anos. A previsão é que até o final deste ano, a vacinação com a Qdenga, nome comercial do imunizante, seja ampliada para adolescentes de 12, 13 e 14 anos nas cidades selecionadas.

Municípios com alta incidência da Dengue tipo 2

Os municípios que estão recebendo as doses foram escolhidos por apresentarem alta incidência da dengue tipo 2 (Sorotipo 2), que é responsável por infecções mais graves da doença.

Ampliação da vacinação pelo SUS

Devido às dificuldades de produção e oferta, a distribuição inicial das vacinas foi restrita, porém, com a entrega de mais lotes, a vacinação será ampliada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Aquisição de milhões de doses

O Ministério da Saúde adquiriu 5,2 milhões de doses da vacina este ano, com previsão de compra de mais 9 milhões em 2025. A vacina Qdenga teve seu registro aprovado pela Anvisa em março de 2023 e foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado.

Estados em situação de emergência

Seis estados, incluindo Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal, declararam estado de emergência devido aos casos de dengue registrados na população.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe este artigo
Seguir:
Este perfil é de um cadastro geral e não está relacionado a um redator em específico. Os administradores do portal publicam as novidades diárias através deste perfil.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile