SUS prevê gastos de R$ 7,84 bi em 2040 para tratamento de câncer, aponta Inca

3 min de leitura

A importância da prevenção, detecção precoce e tratamento do câncer

Especialistas da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e do Instituto Nacional de Câncer (Inca) reforçaram a importância da prevenção, detecção precoce e tratamento adequado do câncer, por ocasião do Dia Mundial do Câncer. O encontro virtual destacou medidas de prevenção e orientações a serem seguidas pelas pessoas e autoridades para combater essa doença.

Código Latino-Americano e Caribenho contra o Câncer (LAC Code)

O Código Latino-Americano e Caribenho contra o Câncer (LAC Code) elenca medidas de prevenção, como orientações já massificadas, como evitar fumar, praticar exercícios físicos, controlar o peso e ter uma alimentação saudável. Além disso, o código é uma fonte de conhecimento para capacitação de profissionais de saúde. As 17 ações listadas são embasadas em evidências científicas recentes e recomendações simples para a população e autoridades seguirem.

Números alarmantes

De acordo com o Inca, o câncer representa a segunda causa mais frequente de morte no Brasil, com previsão de 704 mil novos casos anuais entre 2023 e 2025. O tabagismo, o consumo de alimentos ultraprocessados e o álcool são fatores de risco que contribuem significativamente para esses números.

Investimento em prevenção como solução de sustentabilidade

O diretor-geral do Inca, Roberto de Almeida Gil, defende que o investimento em prevenção é fundamental para evitar gastos com tratamento, que são onerosos e crescentes. Além disso, restrições no consumo de carne processada e bebidas alcoólicas podem gerar uma economia significativa no tratamento do câncer no SUS.

Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer

A Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) tem como objetivo a redução da incidência e mortalidade dos diferentes tipos de câncer e a promoção do acesso ao cuidado integral. Também se destaca a importância de ações de prevenção e promoção de hábitos saudáveis de vida, como alimentação saudável, atividade física e a vacinação contra o HPV.

Diretrizes para a população

Além das ações de prevenção recomendadas, existem diretrizes específicas para a população, como a proibição do uso de tabaco e cigarros eletrônicos, prática de atividades físicas diárias, alimentação saudável, amamentação, proteção contra exposição solar, vacinação e exames preventivos. Seguir essas recomendações pode contribuir significativamente para a redução do risco de desenvolvimento do câncer.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe este artigo
Por Redação
Seguir:
Este perfil é de um cadastro geral e não está relacionado a um redator em específico. Os administradores do portal publicam as novidades diárias através deste perfil.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile