Vacinação contra gripe em grupos prioritários é iniciada no Rio de Janeiro.

3 min de leitura

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro deu início à campanha de vacinação contra o vírus Influenza nesta quinta-feira (21). A vacina estará disponível nas unidades de Atenção Primária, como centros municipais de saúde e clínicas da família, até o dia 31 de maio. O público-alvo inclui idosos, crianças de seis meses a 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, mulheres até 45 dias pós-parto e trabalhadores da educação, entre outros grupos.

Objetivo da Campanha

A meta é imunizar 90% da população-alvo, que representa mais de 1,5 milhão de moradores da cidade do Rio de Janeiro. A vacina da gripe é anual e é importante ressaltar que aqueles que se vacinaram no ano anterior precisam receber uma nova dose este ano.

Proteção Oferecida pela Vacina

Em 2024, a fórmula da vacina protege contra as três cepas do vírus Influenza que mais circularam no Hemisfério Sul no ano anterior: H1N1 Victoria, H3N2 Tailândia e B Áustria. A imunização é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções virais nos grupos mais vulneráveis.

Doses da Vacina

Para quem já recebeu a vacina anteriormente, é necessário apenas uma dose. Já para as crianças que irão se vacinar pela primeira vez, serão necessárias duas doses, com um intervalo de 30 dias entre cada uma.

Locais de Vacinação

As unidades de Atenção Primária funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. O Super Centro Carioca de Vacinação, situado no complexo do Hospital Municipal Rocha Maia, em Botafogo, na zona sul, e o Super Centro Carioca Carioca de Vacinação, localizado no ParkShoppingCampoGrande em Campo Grande, abrem em horário especial, de domingo a domingo, das 8h às 22h. O dia D de mobilização pela vacina está agendado para 13 de abril.

Grupos Prioritários

São considerados grupos prioritários pessoas de 60 anos ou mais, crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes em qualquer fase da gestação, puérperas, trabalhadores de saúde, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, povos quilombolas, entre outros. Pessoas com comorbidades também estão incluídas nesse público prioritário.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação, caderneta de vacinação e comprovante de classificação como grupo prioritário.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe este artigo
Seguir:
Este perfil é de um cadastro geral e não está relacionado a um redator em específico. Os administradores do portal publicam as novidades diárias através deste perfil.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile