Sem nenhuma prova física – DNA, sangue, digitais, impressões palmares, arma ou registros – Josh foi condenado por assassinato. Um falso testemunho e uma história fabricada bastaram para colocá-lo na prisão.
“Em duas ocasiões, orei pela morte”, disse ele. “Não porque estava sem esperança, mas porque… simplesmente cansei. Não queria acordar mais um dia na prisão.”
Lutar contra a injustiça e as mentiras contadas a seu respeito foi como uma longa luta corpo a corpo contra Deus, o mundo e ele mesmo. Josh sentia que ainda estava nessa luta, e ela parecia interminável. Mas antes do julgamento, ele entregou sua vida a Cristo. Seu renascimento espiritual foi a única coisa que o sustentou durante os anos de injustiça na prisão.
Buscando a Liberdade
“Tenho que me concentrar na narrativa de Deus para a minha vida, mais do que nas outras narrativas. E no que Ele diz sobre mim, quem eu sou aos olhos do meu Pai celestial, quem eu sou em Cristo”, afirmou.
Deus ajudou Josh a se livrar da raiva em seu coração. Eventualmente, ele conseguiu perdoar os responsáveis por seu confinamento.
“Para ser verdadeiramente livre na prisão por um crime que você não cometeu, você precisa lidar com o perdão. Quando Cristo me perdoa, Ele me restaura. Recebo um plano, um propósito e uma oportunidade para recomeçar todos os dias”, disse ele.
Josh levou a questão à sua câmara de oração e lutou com Deus. Ele permitiu que Deus fizesse o que precisasse em sua vida, para deixar tudo ir ou tirar dele o que o atormentava.
“Para que eu possa mostrar a esses homens o amor de Cristo”, disse ele.
Livre Após 16 Anos
Ao se libertar da raiva e do rancor, Josh também seria liberto fisicamente. Ele recebeu uma sentença de inocência legítima durante sua última audiência, o que ia além de ser considerado inocente. Ele foi liberto e redimido.
Segundo o God TV, mesmo nas celas mais escuras, horríveis e malignas, Deus pode alcançar, mudar e abraçar um homem. Ele nos transforma. O velho Josh morreu, mas o novo Josh vive em Cristo.
“Esta história me ofereceu uma oportunidade, e me oferece uma oportunidade, de compartilhar a mensagem de Cristo de uma forma muito mais poderosa e ampla do que eu jamais poderia ter imaginado ou sonhado. Em um caso que tem tanta escuridão, a única luz que brilha é o perdão de Cristo. Aquele que Ele demonstrou por meio de mim para os outros”, disse Josh.